WhatsApp anuncia comunidades, um grande grupo de vários grupos

Imagine a seguinte situação: você criou um grupo de WhatsApp para um assunto, e adiciona um grupo de pessoas. Daí você cria outros grupos de assuntos que se complementam, adiciona as mesmas pessoas, esses grupos ficam perdidos e você não dá conta de administrar todos eles. Você formou a sua comunidade, mas não tinha como juntar. É aí que entra o recurso de comunidades do WhatsApp. O recurso, que a plataforma apresentou hoje, ainda não está disponível, o que o será ainda neste ano, ou para ser mais preciso, depois das eleições, num acordo com o TSE – isso eu explico um pouco mais para frente.

O que se conceitua em se chamar de comunidade é um grande grupo de vários grupos. Tipo, você tem uma comunidade de uma cidade e divide por grupos de bairros. Uma comunidade de ônibus e você divide por grupos de tópicos. Ou uma comunidade de uma empresa e você divide por setores.

Acaba a mistureba da home do WhatsApp e você consegue organizar os interesses em comum dos grupos que você gere em uma única comunidade, que tal como nas demais modalidades de conversa do WhatsApp, é privada. Mas o que serão exatamente essas comunidades?

O que as comunidades vão trazer de melhoria no WhatsApp?

O recurso deve trazer melhorias para os grupos, mesmo que eles não integrem uma comunidade. Segundo o WhatsApp, esses recursos de grupos devem ser adicionados gradativamente nas próximas semanas, antes da disponibilidade do recurso de comunidades, a saber:

  • Reações: as reações com emojis estão chegando ao WhatsApp para que as pessoas possam expressar opiniões rapidamente, sem precisar inundar as conversas com novas mensagens.
  • Mensagens apagadas por admins: admins de grupos poderão apagar mensagens problemáticas ou inadequadas para todos os participantes.
  • Compartilhamento de arquivos: o WhatsApp está aumentando o limite do compartilhamento de arquivos para até 2 GB, para que as pessoas possam colaborar facilmente em projetos.
  • Chamadas de voz com mais participantes: o aplicativo disponibilizará chamadas de voz em que até 32 pessoas poderão entrar com apenas um toque, com um design totalmente novo.

Admins no controle

Na lógica preocupação com a privacidade e a segurança, o WhatsApp também detalhou como vai se dar a moderação e a privacidade das comunidades.

Controle dos admins: Admins serão responsáveis por criar e gerenciar as Comunidades do WhatsApp, escolhendo quais grupos farão parte delas, criando novos grupos ou adicionando grupos existentes. Além disso, admins também poderão remover grupos e membros da Comunidade. Já admins de grupos poderão apagar mensagens ou arquivos de mídia abusivos ou inadequados para todos os membros do grupo.

Controle sobre as conversas:  as comunidades também oferecerão aos usuários mais controle sobre suas interações. Nossas configurações atuais permitem que os usuários decidam quem pode adicioná-los a um grupo. Essas configurações também serão válidas para as comunidades. Os usuários também poderão denunciar abusos, bloquear contatos e sair das comunidades caso não queiram mais fazer parte delas. Também será incluída a possibilidade de as pessoas saírem de um grupo de maneira silenciosa, sem que ninguém seja notificado, caso decidam que a conversa não é mais do seu interesse.

Também é importante lembrar que não será possível buscar pelas comunidades dentro do aplicativo, ou seja, você só entra em uma se um admin te convidar ou fornecer um link. Somente admins da comunidade poderão enviar mensagens a todos os membros, podendo criar quadros de avisos. Segue a preocupação com a criptografia de ponta-a-ponta e o WhatsApp tomará providências contra comunidades abusivas.

Recurso preferido da galera

E é claro que não poderia deixar de contar essa história no recurso preferido da galera, não é? Se não conseguir visualizar a web story abaixo, clique aqui.

Sigo por aqui, acompanhando o desenrolar das comunidades, do lançamento a consolidação. Dúvidas? Siga-me nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp vai deixar de funcionar nos iOS 10 e 11 A semana no blog- 15 a 21 de maio Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp