Os recursos de segurança do Instagram

O Instagram anunciou em seu blog oficial o reforço de seus recursos de segurança, com o objetivo de preservar a proteção das contas dos usuários. Elas vão de checkup das informações até a adição do WhatsApp como recurso de verificação em duas etapas, passando por um monte de coisas que para entender, só lendo este post.

Esses recursos, lógico, são voltados para a segurança dos usuários, permitindo verificação de login, reforço na verificação de duas etapas, informações, enfim, muita coisa para que você tenha a sua conta protegida.

O Security Checkup vai permitir que você verifique informações básicas da conta, principalmente para que você se sinta seguro em compartilhar informações.

Pois então, o Security Checkup está demonstrado aqui. Você vai verificar dados como e-mail, número de telefone, informações do perfil (nome, bio, link) e informações de login.

Além da novidade acima, é importante você ficar ciente dos recursos de segurança que o Instagram já conta, e principalmente, entender como o Instagram se comunica com você para fins de suporte e segurança. Entenda abaixo alguns desses recursos e use-os sempre que possível, afinal, em algum momento você vai precisar.

Verificação de dois fatores com novidade

Perceba que logo você vai usar o WhatsApp – que lembrando, é do Facebook tal qual o Instagram – para realizar a verificação em duas etapas se assim você desejar. Seguem disponíveis as opções SMS e App de verificação – Authy, Google Authenticator, Microsoft Authenticator, o da sua preferência.

Telefone e e-mail válidos

É importante que você mantenha seu telefone e e-mail válidos e atualizados para permitir a verificação da conta. O procedimento permite que você recupere a sua conta adicionando um código de seis dígitos que só esse telefone ou e-mail recebam.

Importante: não compartilhe esse código com ninguém.

O Instagram não vai te enviar DM, hein?

O Instagram não envia DMs em hipótese alguma e já está ciente desses golpes. A comunicação se dá pelo e-mail da conta, por isso, verifique os e-mails que eles enviaram através de um recurso que está no aplicativo (Segurança > Segurança de login > E-mails do Instagram).

Se algum e-mail não bater com o que está listado nesse recurso, é golpe.

Como denunciar um post?

O Instagram oferece uma ferramenta para denúncias de posts que você considerar ofensivos ou que tragam alguma informação falsa. Você reporta ao Instagram o problema daquele post e eles podem tomar as providências que forem possíveis. Ora pode dar certo, ora não.

Mas de qualquer maneira, é uma ferramenta eficiente para manter a ordem dentro da rede social, pois há usuários que nem sempre a mantém.

Habilitar a solicitação do login

Você faz isso para receber alertas de logins que são feitos em outros dispositivos ou navegadores. Isso facilita na hora de identificar atividades estranhas, principalmente se vierem de locais onde você nunca esteve ou não lembra de ter estado.

Caixa de entrada de suporte aprimorada

Suporte demanda uma caixa de entrada específica e o Instagram a aprimorou para permitir que você saiba as informações mais recentes sobre o que está acontecendo com seus relatórios ou descobrir se algum de seus posts está violando as políticas do Instagram.

E aí, entendeu como funcionam os recursos de segurança do Instagram? Espero ter esclarecido as suas dúvidas com tantos recursos à sua disposição, afinal, como bem disse, você pode precisar de alguns deles.

E se você quer mais dicas como essa, continue aqui no blog! Ou você pode me seguir no Instagram @josivandroavelar e também nas demais redes sociais. Tô em praticamente todas elas e você pode me seguir senão em todas, nas que você está.

E é claro, mantendo toda a segurança possível, afinal um usuário de redes sociais prevenido vale por dois. É no Instagram, é em qualquer rede social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos Celulares onde o WhatsApp vai parar de funcionar Como funciona a verificação de contas no Instagram Como aparecer na pesquisa do Instagram Lista Telefônica é da sua época? Onde o WhatsApp vai parar de funcionar O Instagram bugou de novo! Ouvindo áudio antes de postar no WhatsApp Web Política de privacidade do WhatsApp ajustada para o Brasil Instagram dá fim ao “arrasta para cima” Capa nos destaques das stories do Instagram Criando link do WhatsApp