Cada palavra importa para guardar

Ah o SEO… De novo ele. Quem é esse sujeito? Segundo a Wikipedia, SEO – do inglês Search Engine Optimization – otimização para motores de busca -, “é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros”. Por isso cada palavra, por mínima correção que seja feita, importa. Até mesmo para guardar os posts.

Em um blog – aliás em qualquer site -, os posts são categorizados. Aqui tem várias categorias como “Destaques”, “Fala Josi”, Imagens e Mensagens”, só para citar as principais. Só que as categorias eram escritas na época apenas em letra minúscula, vício dos tempos do Blogger – mesmo vício de onde herdei aqueles títulos em caixa alta dos quais eu me livrei. É mais um passo calculado justamente para dar credibilidade a página e facilitar a vida dos robôs do Google, por mais complexo que possa parecer e mais insignificante que também possa parecer para quem lê.

Por mais imperceptível que possa parecer, mudar uma letrinha, qualquer coisa que seja, numa palavra dentro da estrutura de um site, faz toda a diferença.

As tags permanecem com as letras iniciais minúsculas – à exceção se forem siglas. Categoria é algo bem organizado, tag é para busca rápida. Por isso a mudança.

Rolê aleatório

Outra manobra que fiz foi na categoria “Sem categoria”. É que na realidade, nenhum post fica sem categoria no WordPress. Você tem que determinar uma categoria padrão – a nativa é Uncategorized, e você pode mudar. Como eu mudei para a tradução literal – sem categoria. Mas como dito, nenhum post no WordPress é sem categoria, então tem que ficar numa categoria aleatória, certo? Nessa criei a categoria padrão “Aleatórios” – de posts aleatórios – por isso está no plural, por isso tá bem “aleatório”.

Tá tudo bem organizado e dentro dos padrões que adotei nos outros sites. Coisas que você vai aperfeiçoando, e percebendo os resultados depois. Manobras bem imperceptíveis para quem lê, é verdade. Mas são intervenções assim que fazem também toda a diferença na maneira que você lê e encontra um site na Internet, do mesmo jeito que uma grande reforma estrutural que você faz em um site.

Cada palavra importa muito para guardar. Porque você pode fazer muito com as categorias do site. Organizei as minhas, e falar sobre categorias é assunto para outros posts mais para frente…

Compartilhe este post