Image

Balanço da primeira Lista de Desejos – 2023

Será que as metas da Lista de Desejos foram cumpridas em 2023? É o que vamos ver no balanço da primeira das três listas.
, ,

Quem não se lembra da Lista de Desejos, aquela que eu colocava várias metas para o bairro do Rangel (e o vizinho Cristo Redentor) em três listas distintas para saber se daqui a quatro anos elas seriam realizadas? Eu fiz três listas em 2020 e fiquei de fazer balanços anuais para essas listas, que eu já fiz em 2021, 2022, e agora inicio o balanço de 2023 da primeira Lista de Desejos.

Eu vou recapitular o que são os balanços da Lista de Desejos antes de prosseguir: eles consistem em basicamente comparar os pedidos das listas e saber: os pedidos foram cumpridos? E em que ano? Quando? Para em 2024 chegarmos, separarmos os pedidos feitos e daí fazer a terceira temporada da Lista de Desejos. Estamos, portanto, na segunda temporada, e como disse, é uma tradição entre tantas neste site.

Pela ordem, vamos começar pelos pedidos da primeira lista, a de competências da Prefeitura.

No balanço do ano passado, a primeira lista estava limpa, ou seja, não tivemos desejos realizados. Mas neste ano vamos marcar a lista porque o que parece ser um dos desejos mais impossíveis – senão o mais impossível – de ser realizado pode não estar na terceira temporada da Lista de Desejos deste site.

Hoje não tivemos riscos, mas tivemos quadrados, muitos quadrados, símbolo de pendência e andamento (para metas cumpridas, é um risco sobrescrito). E olha só onde as coisas andaram…

Vamos explicar as metas em andamento:

O Mercado Público do Rangel teve um projeto aprovado, uma licitação feita, desta licitação uma empresa foi contratada e foi assinada uma ordem de serviço autorizando o início das obras, no que pode acontecer até pelo menos o ano que vem, visto que dezembro é um mês de alto movimento e é o momento de os comerciantes faturarem. O que não se sabe ainda é onde os comerciantes vão ficar quando a obra começar, por aí você tira qual vai ser o desafio da obra.

Na meta 4, sobre a adequação das calçadas, porque eu coloquei “Andamento leve”? Porque as ruas de pavimentação mais recente dos bairros receberam calçadas com piso tátil e rampas. Mas aí você diz “ah, não gostei, quebraram a minha calçada e botaram essa”. Se coloque no lugar de alguém que tem mobilidade reduzida ou deficiência visual. Você gostaria de enfrentar degraus, tropeçar em algum obstáculo ou até mesmo escorregar na calçada? É sobre isso: da calçada para fora, a responsabilidade é de todos, e quando esse obstáculo é você quem coloca, é você quem responde por ele.

Na meta 5, da Dom Bosco, a quadra asfaltada é onde passa o ônibus da linha 204-Cristo. Foi feito um trabalho de pavimentação asfáltica em vários trechos onde essa linha de ônibus passa. Outras ruas também estão passando por processo de asfalto, até uma que estava com a obra parada teve o asfalto completado. E assim tem sido por conta da criação de novas alternativas.

Só uma das vias que receberam pavimentação asfáltica recente nos bairros do Cristo e Rangel é uma binária de fato, e por isso o “Andamento Leve” na meta 2: a Fenelon Câmara, que só virou mão única por causa das obras do Viaduto da Ceasa. Mas que poderia ser definitiva.

Será que teremos mais uma lista rabiscada como essa, mesmo que com quadradinhos de pendência e andamento? Aguarde na próxima quinta-feira, quando sai o balanço da segunda Lista de Desejos 2020-2024 aqui do site.

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  2. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  3. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  4. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  5. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  6. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.