Ontem eu falava da crise de identidade do Instagram no #ContentTalks mais longo que eu já escrevi até agora. No meio do caminho aconteceu mais uma dessas atualizações surpresa do Instagram, que transformou todos os vídeos postados na plataforma em Reels. Pelo menos na minha conta – não sei se na sua está assim – todo vídeo do Instagram é Reels.
Até então, os vídeos eram categorizados de três formas na rede social:
- Os vídeos de até um minuto;
- Os vídeos do IGTV;
- Os Reels propriamente ditos.
Primeiro, o Instagram juntou os vídeos de até um minuto com os do IGTV em uma única aba – isso na mesma ocasião em que aumentou o limite dos Reels para 60 minutos (hoje é de 90 minutos, mas pode aumentar), derrubando na prática a necessidade da existência dos vídeos de até um minuto que não eram Reels. Além disso, eles passaram a ter transição vertical, de cima para baixo, de baixo para cima, tal qual o formato, antecipando que a intenção do Instagram era mesmo essa.
Daí ela pegou esses vídeos e incluiu na aba de Reels, como você pode ver abaixo.
A restrição de tempo vai cair – se não já caiu
Repare que abaixo estão os vídeos que eu postei de outras maneiras, quer elas sejam de um minuto, quer sejam IGTV. Alguns desses vídeos ultrapassam os 90 minutos e estão serializados – caso do meu mini curso de web stories. Foi tudo para o mesmo balaio, herdando também o número de visualizações e as configurações de Reels. Um sinal de que a restrição de tempo dos Reels, que nesse momento é de 90 minutos, pode cair, se não já caiu.
Essa situação acontece nas minhas três contas titulares, ou seja, ela já atualizou em praticamente todas as contas. Para o Instagram, melhor concentrar tudo no formato em que quer focar, do que pulverizar em três diferentes. E isso por motivos lógicos. O Instagram quer emplacar esse formato de qualquer maneira.
Recurso preferido da galera
Chegou aqui através da web story? Confira o conteúdo acima em maiores detalhes e descubra que todo vídeo no Instagram agora é Reels. Se você não conseguir visualizar a web story abaixo, clique aqui.
A parada toda do Instagram ainda promete novos capítulos. Do feed imersivo já desistiram, de sugerir contas recomendadas pegaram leve. Mas de resto, continua o foco em emplacar o Reels.