Achei que não fosse falar disso aqui no blog por conta da parada do loop de redirecionamento, mas ainda bem que consegui resolver isso hoje. Mas vamos lá: tem histórias que se confundem com as dos 9 anos do blog. Uma delas são dos desenhos rudimentares que postava aqui quando dava os meus primeiros passos em blogs. A plataforma gratuita do Blogger foi um trampolim importante para chegar até aqui no WordPress pra lidar com um monte de coisas. E aqui estamos.
E uma dessas ferramentas em que pude soltar a imaginação foi o Paint. Ele mesmo! Aquele programa em que quase todo criativo deu os seus primeiros passos na criação de artes. A Microsoft anunciou que o programa será descontinuado a partir da próxima atualização do Windows 10.
Tá vendo isso aí em cima? Então, esse foi um dos meus primeiros desenhos que postei aqui. E foi feito no Paint. Não só foi um dos meus primeiros desenhos do blog como foi um dos primeiros que fiz e terminei em casa. Porque eu conheci o Paint bem antes.
E foi lá para 2001, nas aulas de computação do extinto Instituto Educacional Gustavo Amorim, na 4ª série. Era basicamente a única coisa que fazia. E nem sabia o que fazia exatamente, mas ficava fascinado com aquilo. Até colocar na cabeça: “um dia vou fazer isso em casa”. Fiz. E só sete anos depois, em 2008: o primeiro computador de casa foi comprado se não me falha a memória em agosto de 2008; daí fui fazendo os desenhos, publicando no extinto (ó a velhice) Orkut, até no dia 23 de dezembro de 2008, lançar o Diário do Josi, o Blog Josivandro Avelar que vocês conhecem – o primeiro post do blog está aqui, aliás, todo o patrimônio de quase 9 anos. Tô só apertando o botão de atualizar em alguns para ajustar SEO e adaptar os artigos para Instant Articles. É aquele post que eu disse que tinha sonho de ser jornalista e bem, hoje sou publicitário.
Mas vamos voltar ao Paint: dos ônibus como aquele que você viu aqui em cima – e com exposição no portfólio de artes, inclusive – parti para as Paisagens na Janela.
E esse desenho acima foi o primeiro da série. Tão velho que olha como eu assinava: como Josi Avelar. Pode ver o quanto isso foi tão rudimentar, tanto quanto o próprio texto do post que trazia o desenho, mas enfim, foi assim que comecei e lá deixei o início para vocês verem como é que um publicitário nasce – achando que vai ser jornalista.
Aí fui evoluindo, evoluindo e…
O desenho que você vê abaixo retrata uma paisagem marítima, com um detalhe: no barco aparece um casal de mãos dadas. O terceiro integrante é quem comanda o barco. O retrato lembra um cais de porto. Embora o mar do desenho tenha apenas uma única embarcação, o nome que dei ao desenho é Barcos no mar.
Essa é a descrição do desenho acima, caros colegas. Detalhe para as tentativas de relevo que fiz nesses troncos, ou sei lá como isso se chama.
Esse foi um dos primeiros de fato, e salvo errado porque não sabia que poderia salvar em PNG, como são salvas a maioria das artes do Blog Josivandro Avelar atualmente. Mas olha bem a propaganda daquilo que praticamente até hoje define o Blog Josivandro Avelar. Aqui ele aparece com o primeiro domínio da história. Tudo 0800. Só a partir de 2011 que comecei a ter a noção de pagar pra manter – primeiro o domínio, depois o resto, como é até hoje. Está no post “Novas idéias” (com acento, o acordo ortográfico não estava em vigor em 2008 – de novo, não me chamem de velho).
Tem o histórico “Ônibus Mensagem“, até hoje um dos posts mais lidos da história do blog, Repare bem no desenho que tosco. E pior, com tipografia Comic Sans: quem leva a sério uma arte com Comic Sans hoje em dia? Perdoem-me, eu era inocente.
Peraí, pulei as paisagens na janela? Peraí que vou mostrar mais! Quem não se lembra do Castelo da Princesa?
Viu? Começamos a evoluir mais um pouco nas artes. Mas o melhor está por vir caros amigos…
P.S.: O nome do castelo, volto a falar, é apenas um mero detalhe. Tinha que dar um nome, e eu então resolvi chamá-lo de “O Castelo da Princesa”, pois histórias de castelos sempre estão relacionadas a princesas. E eu estou à procura de uma.
P.S. atualizado: Continua procurando.
O melhor está por vir mesmo é agora. A série de paisagens da capital paraibana. Mais um pouco de capricho e temos isso aqui:
Eu disse isso aqui:
Esse formato de foto assim, parecendo Polaroid, era do tempo do lendário Windows Live Writer, hoje Open Live Writer. Usei esse programa porque o editor do Blogger era – e ainda é – deficiente. É tanto que quando migrei pro atual formato do blog, nunca mais usei o Live Writer. O editor do WordPress – tanto o .com quanto o .org – é mais amigável. Mas o desenho, esse foi feito no Paint sim.
E a festa no arraiá então? Fiz um desenho e ainda o recolori para a Copa do Mundo de 2010.
Não esqueçam o desenho da Copa de 2010 da época do hexa… Assim como a Princesa, até hoje espero o hexa.
Olha o desenho da bola que tosco. Está no post “No clima da Copa-Parte 2“:
O histórico “Cidade sinalizada” revelou ao mundo as placas de trânsito usadas até hoje em muito site por aí. E não tinha essa intenção.
E tudo isso foi feito no Paint do Windows XP. A partir de 2011, o computador foi atualizado para Windows 7, e nunca fiz desenho ali, pois dias depois o computador apagou. Daí consegui um novo, o primeiro exclusivamente meu – o outro dividia com os irmãos – e pronto, as artes evoluíram. Esse foi o último Paint – a versão do Windows 8/8.1 e do Windows 10 são as mesmas do Windows 7.
Aliás, entre o apagão do computador até agora, as artes tiveram que ser feitas no Paint, fora outras feitas já no computador próprio. A dos 102 mil acessos (das contas do Blogger) era uma dessas:
Essa arte do Dia das Mães de 2011 foi feita no Paint do Windows 7, já com pincéis mais realistas – você até viu acima – e texturas mais artísticas.
E aí fui parando de usar o Paint. Descobri o Corel Draw, com o PhotoScape fiz minhas primeiras fotoartes, frases com textos, o blog de desenhos se transformou no All types & Fotoartes, passei a aprender e a usar o pacote Adobe, e pronto, o Paint ficou na lembrança.
E vai ficar na lembrança de muita gente. Hoje, a Microsoft anunciou que deve descontinuar o programa, a partir da próxima atualização do Windows 10 – que é o que atualmente uso. Falei disso lá num artigo do site da 612 Comunicação, que vale ler.
Hoje há excelentes alternativas free source para iniciantes, como o Paint.net, que é muito mais completo e que é muito bom para quem vai começar, substituindo muito bem e à altura o Paint. Para prints e outras artes, com fotos, você também pode usar o PhotoScape. E também é bom aprender com outros programas mais elaborados que estejam ao seu alcance; quanto mais cedo, melhor.
A tecnologia evolui. E em 9 anos de blog, já passamos pelos tempos do MSN, Orkut, até a própria plataforma do blog teve que evoluir. O tom dos textos, a maneira de fazer arte. Tudo isso foi fundamental para que hoje tenhamos mais qualidade nas artes, nos textos, e na maneira de nos comunicarmos.
E vamos seguindo a evolução, porque nada pode parar. E temos certeza que acompanharemos muita coisa em se tratando de evolução, seja na criação gráfica, seja nos sites.
Porque até o que é tosco mereceu ser lembrado. E olha que viagem no tempo fantástica que fizemos com os desenhos que marcaram o início do Blog Josivandro Avelar. Todos feitos com um programa que jamais será esquecido, e que as futuras gerações só conhecerão das histórias que os pais e avós tem pra contar. Porque agora, eles terão melhores condições de dar os primeiros passos no mundo da criação gráfica.