Vem aí a lista telefônica do WhatsApp

Há um tempo atrás eu ressuscitei aqui no blog um post do site da 612 Comunicação sobre a nostalgia das listas telefônicas. As pessoas ainda tem lembranças das páginas amarelas e tem quem ainda as procure. E eis que do mais absoluto nada, ela é evocada de novo. E por ninguém menos que o WhatsApp; sim, uma lista telefônica dentro do WhatsApp.

Pois então, o que seria isso? Ela está testando um novo recurso que tem a ver com essa pegada de lista telefônica. Esse teste está sendo feito com usuários da versão beta que estejam na cidade de São Paulo. Inicialmente, irão aparecer negócios do centro expandido da capital paulista que se inscreverem no “Guia de Negócios”. Os quais, evidentemente, precisam estar no WhatsApp Business.

Funciona assim: você, com o seu WhatsApp comum ou Business, seleciona a opção de “negócios próximos” e ele te mostra uma relação de negócios a um determinado raio – que o WhatsApp não disse qual ainda – do qual você pode entrar em contato após consultar uma aba nos contatos onde você pode encontrar uma verdadeira lista telefônica, com categorias e tudo.

Prints do guia de negócios, uma espécie de lista telefônica do WhatsApp. Fim da descrição.

Entenda nesse vídeo do próprio WhatsApp como fazer o cadastro para se aparecer no Guia de Negócios, que como dito inicialmente, está em teste em São Paulo.

Como é que farei para estar no guia de negócios?

Segundo o WhatsApp, os requisitos para que uma empresa seja qualificada no Guia de Negócios – que como dito, está em teste no centro expandido de São Paulo e por ora, são as empresas desse perímetro as primeiras a se cadastrarem – são estes:

  • Baixar a versão mais recente do app WhatsApp Business.
  • Fornecer os seguintes dados no seu perfil comercial:
    • Nome comercial (observação: nomes pessoais não serão aprovados)
    • Foto do perfil com as configurações de privacidade definidas como “Todos”
    • Endereço
    • Localização
    • Categoria
    • Descrição
    • Horário de atendimento
  • Fornecer o CNPJ da sua empresa.
    • Observação: seu CNPJ será usado para verificar que sua empresa é legítima e pode operar na cidade de São Paulo (SP), mas não será mostrado aos seus clientes. O WhatsApp armazena o CNPJ somente enquanto a empresa faz parte do guia. Você pode remover sua empresa do guia ou do processo de cadastro a qualquer momento. Essa ação apagará seu CNPJ do sistema do WhatsApp.

Feito o cadastro, a empresa aparecerá no Guia de Negócios, que terá um local dedicado para que os usuários possam fazer a pesquisa. Conforme os testes forem avançando e novos locais forem adicionados, trarei mais detalhes.

Até lá, prepare-se para aposentar de vez a lista telefônica, se ela ainda não foi aposentada. E creio que agora sim, possa fazer um paralelo mais claro sobre as listas telefônicas e ter tudo o que você precisa na palma das suas mãos.

Porque talvez tenha faltado essa clareza na época do post. Mas agora eu acredito que fica mais claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidade no Close Friends do Instagram Gravação de áudios com pausa no WhatsApp Comunidades no WhatsApp? IGTV agora é Instagram TV Instagram enfrenta nova instabilidade