Lista telefônica é da sua época?

Os mais velhos devem se lembrar das páginas amarelas da Lista Telefônica – o editor deste texto, com 31 anos de idade, achava isso divertido na infância, como tudo que mexia com cores e formas. Readaptamos mais um texto originalmente publicado no site da 612 Comunicação para relembramos aqui no Blog Josivandro Avelar essa pérola. Eu que escrevo esses textos lá e trago para cá para fazer um remake bem descontraído dos assuntos mais interessantes do mundo conectado.

Porque resolvi falar de Lista Telefônica? Ora essa, era o Google da minha infância? O que já descobri de coisas nesse livrinho maravilhoso não foi brincadeira. Posso dizer que devo muito do que conheço da minha própria cidade e da noção de pertencimento à comunidade por causa dela.

Lá tinha todos os telefones e marcas dos comércios da cidade, mapas, telefones de emergência, linhas de ônibus, tudo! Por lá você literalmente conhecia a cidade. Sabia das marcas, das coisas, isso devia realmente ser inspirador, acredite. Foi inspirador. Vocês não fazem ideia de como foi. Por aí vocês tem uma ideia de como isso ajudou a construir um pouco a minha trajetória.

Como nas páginas brancas você conhecia praticamente os nomes de todos os donos de linha telefônica da cidade, categorizados por rua, com os CEPs de cada uma, e com a coordenada de onde ela está no mapa – ah, os mapas. Foi assim que decifrei todos os caminhos da cidade onde nasci e sei por onde nela caminhar. Isso muito antes de existir Google Maps – não para menos sou Guia Local Nível 6.

E a Lista Telefônica ficava posicionada no lugar mais estratégico possível, sabe onde? Embaixo do telefone (fixo!). Você tinha que tirar a lista de cima do telefone para consultar o número que você queria procurar. Lembra disso?

Mas o tempo passa, o mundo muda… E muda numa velocidade impressionante. E de repente quase ninguém mais usa o telefone fixo, começa a trocar pelos celulares – que antes só faziam ligações e enviavam mensagens, até que um belo dia…

…Eis que chega o Google e hoje você tem tudo isso e muito mais na palma da sua mão. Todos os números, todos os comércios, todos os mapas do mundo, todas as linhas de ônibus. Olha o tamanho dessa imensidão de coisas que cabe em algo tão pequenininho e tão fino quanto a tela de um celular – e até mesmo de um computador. Do telefone você consulta, do telefone você chama, no telefone você faz tudo.

E anunciar no Google hoje em dia é muito fácil. Com um investimento dentro das suas condições, você pode tornar o seu negócio conhecido no mundo! Não precisa ter um mar de dinheiro nem esperar muito tempo; os resultados são imediatos.

E seu negócio não fica só conhecido e restrito só no seu estado – afinal você também provavelmente deve vender na Internet e vende para todo mundo. Pois a restrição local era a principal restrição de uma lista telefônica. E fora isso, só no “Outras Localidades”. Que era para marca grande.

O tempo voa, as coisas evoluem e a gente acompanha junto.

E é isso. Afinal, tô velho mesmo…