Como adicionar um site ao Google Notícias

Muita gente se pergunta como é que o meu blog foi parar no Google Notícias. E eu te conto: não tem complicação. Você talvez não saiba onde é que se faz isso. Mas aqui estou eu para mostrar como adicionar um site ao Google Notícias. Desde que, é claro, o seu site se enquadre como tal.

Por isso mesmo, atendendo a pedidos, este editor vai mostrar o processo de como adicionar um site ao Google Notícias, onde já está presente este blog, o Ônibus Paraibanos, o UNIBUS RN e o Por dentro do RN, estruturados por este editor.

E não é difícil. Basta apenas ir ao site do Publisher Center do Google e submeter o site a aprovação. Ele tem um monte de configurações os quais você pode utilizar para deixar tudo direitinho no Google Notícias.

Esta é, por exemplo, a minha interface.

A interface do Publisher Center do Google Notícias.

E se eu quiser adicionar um site no Google Notícias mesmo? Você vai em “Adicionar publicação”. O que você encontra é essa tela:

A interface do Publisher Center do Google Notícias. Central do Editor, por onde você adiciona um site.

Enquanto você submete o site para aprovação, você faz as configurações para isso. Em “Configurações de publicação”, você insere de início as informações básicas: primeiro, o nome do seu site e a língua principal, no caso, o português do Brasil.

Inserção de informações básicas sobre o site.

Como local, escolha o seu país, no caso o Brasil. Adicione a URL do seu site e verifique.

Inserção de local de publicação e URL de propriedade do site principal.

Agora você vai adicionar as URLs adicionais de propriedade do site, caso existam. E indicar um e-mail – ou mais de um caso seja necessário – de contato.

Inserção de URLs adicionais e e-mails de contato do site.

Feito tudo isso, salve as configurações.

Estilos visuais

Agora vamos colocar os logotipos do site. São três: um logotipo quadrado e as versões retangulares: uma para tema claro, outra para tema escuro. Importante observar as diretrizes antes de fazer os uploads.

Inserção de logotipo quadrado.
Inserção de logotipos retangulares.

Você ainda pode, se quiser, adicionar fontes personalizadas, mas isso fica a seu critério. Feito os uploads, salve as configurações.

São essas imagens que vão aparecer associadas a seu conteúdo no Google Notícias, afinal, são os logotipos do site.

E o conteúdo, mesmo?

Você vai até o box do Google Notícias na home do Publisher Center. Clique na sua publicação e depois em “Editar”.

A interface do Publisher Center do Google Notícias, exibindo detalhes da publicação.

Clicou no botão de “Editar”, chegou nessa tela aqui. Você vai adicionar as informações básicas de publicação. Começa pela descrição do site e uma categoria a qual você acha que o seu site se enquadra.

Informações básicas sobre a publicação.

Agora você vai determinar a distribuição: se por países específicos, ou se para o mundo todo. Após isso, insira o código do Google Analytics no seu site e/ou de qualquer outro serviço de rastreamento que permita a contagem de tráfego do site. É um modo de saber quantas visitas seu site recebeu oriundas do Google Notícias.

Agora sim, é aqui que o conteúdo entra. Você deve saber que um site tem categorias e tags. E cada uma tem um feed específico (no caso dos sites em WordPress, é o link da home/categoria/tag precedido de /feed.

E aqui cada categoria foi determinada para ocupar as abas que vão aparecer do meu blog no Google Notícias, as quais podem ser do próprio feed, um local da web, um feed personalizado, ou um canal de vídeos – que pode ser do YouTube, Vimeo, Dailymotion ou serviços parecidos. Repare que o último desses links é o meu canal do YouTube.

Além disso, há uma seção de “Grupos de acesso”, onde você pode restringir sua publicação a testadores autorizados – pessoas que você quer mostrar o seu site antes dele ir ao ar. Isso fica a seu critério.

E finalmente, você pode botar no ar

Após todo esse processo, revise e publique o seu site no Google Notícias. De cara você tem um exemplo de como ele ficou.

Ele também conterá também o link por onde você pode ver na prática como o seu site ficou por lá, mesmo que ainda não tenha sido publicado, o que leva no mínimo duas semanas para revisão. A partir do momento que você salvar, ele já envia para revisão se o site estiver sendo submetido pela primeira vez. E você pode voltar várias vezes para mudar qualquer uma dessas configurações listadas acima depois.

Revisão da publicação no Google Notícias.

O meu blog no Google Notícias

Este blog está no Google Notícias desde março de 2020, numa das minhas primeiras aventuras dos tempos ociosos que a pandemia trouxe e um dos primeiros aprendizados que tive nesse período. O primeiro site que eu adicionei foi o Ônibus Paraibanos e daí, arrisquei colocar o meu blog lá. Deu certo.

Você pode seguir este blog no Google Notícias através deste link. E conferir na prática o trabalho feito.

Para estar no Google Notícias, é importante escrever artigos. O que conta é informação, não deixe com cara de propaganda, que o Google Notícias não serve para isso. Para você, que é um pequeno editor, que escreve um blog de notícias do seu bairro, da sua cidade, essa é uma dica valiosa, afinal, quem não quer estar junto a todas as fontes, ainda mais ser a fonte que identifique o seu lugar e transmita as notícias do seu lugar?

Aproveite todas as dicas e seja visto. Porque o importante é transmitir informação. Ainda mais informação de verdade e de qualidade, que é o que sempre prezo desde o começo dessa trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidade no Close Friends do Instagram Gravação de áudios com pausa no WhatsApp Comunidades no WhatsApp? IGTV agora é Instagram TV Instagram enfrenta nova instabilidade