As coisas andam esquentando por aqui. Ou melhor, as coisas andam esquentando no Brasil inteiro.
Se aqui em João Pessoa, o calor já incomoda, e olhe que aqui as temperaturas máximas são de 32ºC, imagine então no Rio de Janeiro, onde tem feito entre 38 a 39ºC de máxima. E o calor desse ano já é maior que o calor do ano passado. Até mesmo na Região Sul as temperaturas andam subindo.
Só para que você tenha ideia do que é o tão comentado aquecimento global (é porque tem gente que não acredita que o aquecimento global exista, acredite), o trecho abaixo é de uma postagem relativa a esse mesmo tema, com o simples e sugestivo nome de Calor. Foi no verão passado, mas parece que escrevi isso ontem:
Consultei a previsão do tempo de hoje. A temperatura em João Pessoa está na mínima de 24° e máxima de 31° (imagine a sensação térmica; você deve pensar que sente mais calor do que aquilo que os termômetros dizem). Porém, se você reclama desse calor todo, saiba você que em algumas capitais brasileiras, as máximas chegam a 40°.
Trecho da postagem Calor, publicada no blog em 5 de janeiro de 2009.
A diferença do calor do verão de 2010 para o de 2009? Um grau a mais. Passou de 31 no ano passado para 32 este ano.
Naquela ocasião, tinha escrito que as temperaturas máximas eram de 31 graus e ainda dizia que fazia muito calor. E agora em relação ao calor desse ano, as temperaturas subiram um grau nos termômetros, conforme o comparativo com aquele mesmo assunto que tratei no ano passado.
Ou seja, o calor veio com tudo esse ano. E haja água para hidratar, isso se o abastecimento de água da sua cidade estiver preparado, o que, bem, não parece ser o caso do abastecimento aqui do meu bairro. E haja ventiladores e ar-condicionados, pois o consumo de energia bate todos os recordes dia após dia.
No literal sentido da palavra, o tempo está quente mesmo no verão. Cada vez mais quente do que nunca.