Quando algo parece que não é feito para você, não adianta insistir. É assim que o Twitter vai encerrar no dia 3 de agosto os Fleets, que vem a ser a tentativa de stories da rede social. Em outras palavras: as stories do Twitter não deram certo. A justificativa foi de que a ferramenta não fez tanto sucesso quanto eles imaginavam.
A rede social promete implementar as ferramentas que estavam nos fleets nos tweets normais, como a rede é e sempre foi, e diz muito sobre a rejeição dos fleets. O topo da página seguirá ocupado pelo Spaces, que é um formato de áudios ao vivo que remete ao Clubhouse.
O anúncio foi feito hoje no blog do Twitter.
E nem precisa de muito para entender porque o recurso não deu certo, afinal, é mexer em algo que os usuários tem um foco certo: o de compartilhar ideias no instante em que elas acontecem, praticamente.
Foco no que interessa: tweets
O Twitter é uma rede social que trabalha basicamente com palavras. Com pensamentos. E é basicamente aquilo: uma rede social onde você compartilha um pensamento de até 280 caracteres com uma foto, vídeo, ou não. E nada sai sem as palavras. Qualquer outra coisa diferente disso foge do foco e do propósito da rede social.
E bem, guardem essa imagem que é histórica. Definitivamente.
Ao que se vê, o Twitter é uma rede social que entendeu qual é o seu foco e tirou disso uma lição para aprimorar. Já as redes do Facebook, bem, é aquilo que você viu nas últimas semanas com o CEO do Instagram tentando focar na concorrência em vez de aperfeiçoar a ferramenta para aquilo que realmente interessa.
Entender o seu foco é o caminho. O Twitter tem uma essência. E é a essência de cada rede social que precisa ser preservada, afinal, estamos em várias ao mesmo tempo e por vários motivos diferentes, com modos de interagir diferentes.
Estou no Twitter, onde sou @josivandro – o nome “josivandroavelar tem 16 caracteres, os usernames são até 15 caracteres, por isso o “avelar” não coube. E as demais redes sociais que eu estou estão aqui.