A SALVAÇÃO DO VELHO GUERREIRO- PARTE 4

Nesta última parte da série, mostrarei os recursos de imagem e vídeo do Velho Guerreiro, que ainda dão pro gasto mesmo defasados. Quando a matéria foi escrita, ele ainda não tinha sido empregado numa grande cobertura, como a do fechamento do anel interno da Lagoa. Algumas imagens daquela cobertura serão empregadas neste post como um exemplo do que o Velho Guerreiro fez e fará, em dupla com o Moto G.

Câmera: até hoje não decepciona

Como dito anteriormente, a câmera do celular foi responsável por captar os 48 desenhos da série #48folhas, a primeira grande série do blog a ser postada no Instagram, que foi criado no Galaxy Y e foi o precursor das grandes séries de imagens do Blog Josivandro Avelar. Com 3 MP de resolução, a câmera não decepciona até hoje e pode ser tranquilamente utilizada nas coberturas externas do Blog Josivandro Avelar, como a do fechamento do anel interno da Lagoa. Foi a lente do Velho Guerreiro que registrou o último ônibus que passou lá.

2016-01-23 14.26.50

Vamos supor que este blog seja uma emissora de televisão; nossa câmera de estúdio é o Moto G de 8 MP de resolução na câmera traseira e 2 MP na câmera frontal. Mas para fazer matérias externas, vamos utilizar uma câmera portátil e é aí que entra o Velho Guerreiro. Quem fez o #48folhas com maestria ainda pode servir para alguma coisa, como fiz na primeira grande cobertura do Velho Guerreiro, que foi a do fechamento do anel interno da Lagoa. Selecionei aqui 10 imagens dessa cobertura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora tenho três lentes de resoluções diferentes para obter boas imagens e impressões e compartilhá-las com o Blog Josivandro Avelar. Pelo menos no que diz respeito as fotos, porque nos vídeos…

Vídeos: matérias toscas terão justificativas

Os vídeos gerados pelo Galaxy Y serão, vou logo avisando, de péssima qualidade, comparáveis aos filmes mais toscos. Isso porque a câmera de vídeo do celular grava em resolução 320 X 240 px. Altos embaços serão vistos através das lentes do Galaxy Y em vídeo, como você pode ver neste exemplo gravado ontem de tarde:

Menos mal serão as imagens com o Moto G2. A câmera do meu atual celular grava em HD 720 px, comparável aos melhores vídeos caseiros que ainda farei na vida. A câmera do meu celular anterior gravava em VGA; 640 X 480 px. Seria inviável gravar vídeos decentes em câmeras com resoluções de filme tosco. O Moto G2 já quebra um bom galho e grava vídeos com qualidade aceitável para os padrões daquilo que os leitores certamente esperam.

Recursos para o blog

O importante com esses investimentos feitos dentro da medida de orçamento – limitado – que nós temos, principalmente quando estamos falando de uma página conduzida por uma só pessoa e com equipamentos ainda limitados, é que não há limites para a criatividade e para os sonhos que nós ainda temos, mesmo sabendo que as coisas são e continuam sendo difíceis.

Mas a gente não desanima, e vai levando com criatividade e a certeza de que nós ainda nos lembraremos dos melhores momentos que nós tivemos na vida com a evolução tecnológica do blog. Como não esquecer que ele foi criado num notebook capenga emprestado do irmão mais velho e atualmente utiliza equipamentos e hospedagem própria. E hoje presta assistência a outras páginas.

IMG_20160416_162323

O Velho Guerreiro está de volta e terá a somar com nosso Super Guerreiro. Quanto mais puder trazer novos recursos para o blog, melhor ele será no futuro, e queremos guardar boas histórias, não importa como elas sejam construídas, escritas ou registradas.

E queremos poder também guardar lembranças de como construímos este blog nesses quase sete anos que estamos no ar. Até mesmo reintegrando o celular Velho Guerreiro, que retornou justamente porque ganhei um novo e melhor aparelho, que já vem prestando importantes serviços para o blog com imagens de primeira qualidade e comunicação super eficiente.

Todos os meios serão empregados justamente para isso. Fazer o Blog Josivandro Avelar continuar a ser o que é, sempre foi e sempre será: um importante acervo de criatividade.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *