Sabe o online do WhatsApp? Só seus contatos sabem agora

Semana passada recebi uma mensagem de uma seguidora do Instagram @josivandroavelar questionando por que o seu status no WhatsApp não aparecia online para todo mundo. Pois então, o que aconteceu? O WhatsApp está adotando gradualmente – e isso fiquei sabendo só agora – um recurso que permite que só os seus contatos saibam que você está online. E não se trata de nenhuma funcionalidade testada na plataforma beta: ela já está valendo para quem tem o aplicativo atualizado, ou seja, tá valendo.

E não se trata de nenhuma configuração mágica e extraordinária; são medidas de privacidade que o WhatsApp implementou para proteger as contas de stalkers, uma vez que existem aplicativos de terceiros que podem ver esse status online – e nada mais -, e pessoas mal-intencionadas costumam usar esses aplicativos para perseguir os alvos que quiserem.

Quem divulgou inicialmente a informação foi o site WABetaInfo, especializado em testar e antecipar informações sobre os recursos que virão por aí no aplicativo, e que procurou informações a respeito. E é uma das fontes mais confiáveis e respeitadas quando o assunto é WhatsApp.

A configuração em questão impede números que não estão em seus contatos de visualizar o seu “visto por último”, e por tabela seu status online. Algumas pessoas notaram a situação – já que foi assim, do nada – e entraram em contato com o suporte do WhatsApp. O suporte do aplicativo enviou uma mensagem para os usuários que entraram em contato. A mensagem diz, entre outras coisas, que:

(…)se a pessoa não tiver o seu número nos contatos ou se você não tiver enviado uma mensagem entre vocês, visto pela última vez / online não estará mais visível.

Fonte da resposta

Privacidade máxima

E é exatamente isso que o WhatsApp está fazendo agora. Repetindo para quem ainda não entendeu e destacando: se a pessoa não tiver seu número nos contatos ou se você não tiver enviado uma mensagem para uma pessoa que não é seu contato, os status online e visto por último não estarão mais visíveis. Se você nunca conversou com determinada conta, ou seja, se não está nos seus contatos, o status online não aparecerá nesta conta.

Lembre-se também que o status online de um determinado contato pode não aparecer para você, se esse contato tiver selecionado a opção de privacidade “Meus contatos, exceto…” em “Visto por último”. Ele pode selecionar os contatos que quiser para que estes não vejam seu status online. Se a pessoa é seu contato e você não vê o status dela online, significa que essa pessoa aplicou essa restrição. E se você não estiver nos contatos desta outra conta, esta outra conta não verá seu status online.

Espero que você tenha entendido a leitura, já que esclarece várias dúvidas em relação ao status online do WhatsApp. Em resumo geral, diz que o status online não aparece para todo mundo a depender da configuração de privacidade de cada conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como esconder dados de contatos específicos no WhatsApp A semana no blog- 12 a 18 de junho WhatsApp testa migração de conversas do Android para o iOS A semana no blog- 5 a 11 de junho Você já pode fixar suas publicações no Instagram