Image

Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2022 – Parte 2

Mais fatos relevantes e informações que mobilizaram o Brasil nas pesquisas do ano de 2022, ilustrados em mais seis tabelas.
, ,

Mais um post sobre as pesquisas do ano do Google em 2022 saindo, na vaga dos destaques aleatórios. Como vocês já sabem, esta série é dividida em três posts com seis tabelas cada. A primeira parte está aqui e agora vamos com a segunda parte da retrospectiva das pesquisas do Google, descobrindo o quanto fomos curiosos em 2022.

Como dizia, esse é um ano que promete até os 45 do segundo tempo, sendo vivido intensamente em cada momento. Mas ainda assim, a gente tem um panorama de como esse ano foi intenso em cada momento, e bem, vamos descobrir mais coisas.

Em 2022, continuamos aprendendo como fazer

Bem, vamos tentar entender melhor o que as pessoas queriam aprender em 2022. Primeiro, a como fazer o empréstimo (deu um B.O. isso aí) do Auxílio Brasil (que volta a se chamar Bolsa Família no ano que vem). E depois, como fazer trend no Instagram, e olha que esse ano foram várias, herdadas do app vizinho (ah é mesmo, aqui eu posso falar que é o TikTok).

Ainda na onda do Auxílio Brasil, vem como fazer o cadastro, na pegada do aumento do auxílio para 600 reais no segundo semestre. Terceiro lugar nesta lista, o mesmo termo ficou no ano passado em sétimo lugar.

Como fazer enquete no WhatsApp? Eu ensinei isso aqui! Talvez seja um dos assuntos que mais bombou por aqui.

Ainda teve gente procurando saber como fazer empréstimo no Caixa Tem (por onde se recebe justamente o Auxílio Brasil e outros benefícios), além de como fazer o título de eleitor online – é só baixar o E-Título, pronto.

E ainda tem a cota clássica das receitas, como brigadeiro de colher, cappuccino caseiro e quentão.

E beijo da bruxa, o que é? Acabo de saber que se trata de uma trend do TikTok digna daquelas simpatias de revista de adolescente da década de 1990. Até essas coisas evoluem.

Em 2022, continuei a ser o que eu quiser

E bem, chegamos naquela parte do que as pessoas querem ser, e bem, a maioria das pessoas não quer ser fria como no ano passado, quer ser afiliada a Shopee. Já que fim de ano é época de contar tudo, eu queria dizer que o meu escritório foi aparelhado quase que integralmente nesse aplicativo: pelo menos umas 11 coisas nesse ano eu comprei nele – incluindo a famosa mesa digitalizadora. E ainda tem mais paradas para chegar.

Além disso, teve gente procurando ser afiliado a Shein, que diferente da Shopee, que vende praticamente de tudo, é focado em moda.

Bem, teve gente interessada em ser mesário nas eleições, antes tinha gente que queria fugir. Mas nada comparado a quem queria ser voluntário na guerra da Ucrânia. Coragem.

E como ser padrão? Que padrão? E o que seria aquela garota que você, leitora deste blog, quer ser?

Parece que temos gente interessada em ser titular de cartório e corretor de imóveis – detalhe que é o segundo ano que a expressão “como ser corretor de imóveis” aparece nesta lista. Subiu duas posições. Realmente, o mercado imobiliário continua promissor.

E como ser bonito? Tem segredo?

Em 2022, entramos no ritmo

Esses termos se referem a procura de coreografias – a tabela de música eu comento amanhã e para se ter uma ideia, das 10 da tabela de música, só quatro se repetem nesta tabela. Isso se deve as plataformas de vídeos curtos, cujo conteúdo que mais costuma viralizar é o das danças.

Com um spoiler: quem aparece na frente nas coreografias curiosamente não está nas músicas mais buscadas – Toma Toma Vapo Vapo, de Zé Felipe e MC Danny. E tem música que conseguiu repetir a mesma posição tanto nas coreografias quanto nas letras.

E sim, quatro músicas que tiveram as coreografias mais buscadas aparecem nas letras mais buscadas: Acorda Pedrinho (Jovem Dionísio), Malvadão 3 (Xamã), Desenrola, Bate, Joga de Ladin (aparece Ladinho na lista mas a música foi registrada assim, de DJ Bel da CDD, L7nnon e Os Hawaianos) e Envolver (Anitta).

As demais músicas que foram mais pesquisadas pelas suas coreografias foram Malvada (Zé Felipe), Galopa (Pedro Sampaio), Socadona (Ludmilla e Mariah Angeliq), SentaDONA (escrita assim mesmo, registrada como sentaDONA (Remix) s2, de DJ Gabriel do Borel, Davi Kneip e Luísa Sonza) e Dançarina (MC Pedrinho e Pedro Sampaio).

As mortes de 2022

A morte mais notória que aparece na lista dos que nos deixaram em 2022 foi a da cantora Paulinha Abelha, que integrava a banda de forró sergipana Calcinha Preta. Ela faleceu em 11 de fevereiro após seis dias em coma; ela tinha entrado no hospital com quadro de insuficiência renal.

A Rainha Elizabeth II, como mencionado ontem, faleceu no dia 8 de setembro. Foi rainha do Reino Unido por 70 anos.

2022 foi ano de perdas notáveis na música brasileira: Elza Soares, Gal Costa e Erasmo Carlos, bem como nas artes cênicas com Cláudia Jimenez e Jô Soares, e a cantora gospel Ludmila Ferber.

Ainda nas mortes notórias estão Olavo de Carvalho, falecido em 24 de janeiro, que era considerado um representante do conservadorismo no Brasil, com notória influência na ideologia de direita, sobretudo no governo Jair Bolsonaro.

E quem também aparece na lista de mortes notórias é o ex-ator Guilherme de Pádua, que em 1992 assassinou a atriz Daniella Perez, à época colega de elenco na novela De Corpo e Alma, escrita por Glória Perez (mãe de Daniella). A então esposa de Guilherme na época, Paula Peixoto (à época, Paula Thomaz) ajudou Guilherme a matar Daniella a golpes de instrumento perfurocortante.

As personalidades que se destacaram em 2022

Das dez personalidades da tabela acima, quatro foram candidatos à Presidência da República, o que mostra que a eleição mobilizou os brasileiros. O mais buscado foi o vencedor da eleição, Lula, seguido por Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Padre Kelmon – que se candidatou com a impugnação do registro de Roberto Jefferson – e ele aparece na lista também, como vocês podem ver – , que na ocasião cumpria prisão domiciliar, e a uma semana do segundo turno, voltou para a cadeia por ofensas contra a ministra do STF Carmem Lúcia, mas acabou mesmo foi preso em flagrante por atirar nos policiais federais que cumpriam a ordem de prisão, já que a prisão domiciliar dele foi revogada.

E por falar em STF, quem aparece na lista é Alexandre de Moraes. Ministro do STF e presidente do TSE nas eleições de 2022, também ficou notório por várias ações e decisões que incomodaram os apoiadores de Jair Bolsonaro. Foi Moraes quem revogou a prisão domiciliar de Roberto Jefferson, e referendou a sua prisão em flagrante depois de todo esse episódio do ataque de Jefferson contra os policiais federais.

Agora partindo para os famosos, a mais citada foi a atriz Klara Castanho. Ela revelou em uma rede social que foi vítima de um estupro, que resultou em uma gravidez. A criança foi entregue a adoção ainda no hospital. Uma enfermeira que a atendeu tornou a história pública, o que é uma clara violação ao direito de privacidade garantido no processo de entrega voluntária para adoção, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A história foi exposta em um vídeo da apresentadora Antônia Fontenelle e em um post da coluna do Léo Dias (que foi apagado pelo portal, que publicou uma nota de desculpas). Este caso abriu uma discussão sobre os limites da ética, principalmente no que diz respeito ao jornalismo de celebridades, diante da sucessão de erros e de total ausência de ética de quem vazou a história e de quem a publicou sem respeitar o momento e a pessoa da atriz.

A vigésima segunda edição do BBB 22 não foi um sucesso como a edição anterior, tanto é que o vencedor da edição, Arthur Aguiar, nem aparece na lista. Os dois participantes da edição se notabilizaram por notícias de fora do programa; Rodrigo Mussi sofreu um acidente em um carro de aplicativo e levou dias para se recuperar. Jade Picon fez sua estreia como atriz, atuando na novela Travessia, de autoria de Glória Perez. A escalação de Jade foi criticada, já que ela é influenciadora digital e não teria experiência como atriz. A título de curiosidade, Jade Picon faz aniversário no mesmo dia que este editor que vos escreve, 24 de setembro (ela nasceu em 2001, eu em 1988).

E por fim, Chris Rock, comprovando que todo mundo o odeia, aparece nesta lista por ter tomado um tapa de Will Smith em plena cerimônia do Oscar ao vivo. Rock fez uma piada sobre a esposa de Will, Jada Pinkett Smith, em referência ao seu cabelo raspado, sendo que ela tem alopecia. Ele não achou a menor graça e desceu a tapa na cara de Chris Rock.

Momento “por quê”

E agora, este editor vai responder as perguntas acima, acabando com as suas dúvidas, ou até mesmo criando mais dúvidas na sua cabeça.

1- Já invadiu. O motivo foi o que eu expliquei ontem: a Rússia não queria perder sua influência sobre a Ucrânia, lembrando que ambas foram ex-repúblicas soviéticas. Tanto que o estopim foi a possibilidade da Ucrânia integrar a OTAN, que outrora era a aliança que protegia o mundo capitalista de uma suposta ameaça socialista da URSS. A Rússia entende até hoje que a OTAN é uma ameaça para ela.

2- Primeiro, você sabe o que significa OTAN? Organização do Tratado do Atlântico Norte. O Brasil fica no Atlântico Sul. Só isso responde a sua pergunta. Próximo!

3- Goiás X Corinthians se enfrentariam originalmente no Estádio da Serrinha, em Goiânia, no dia 15 de outubro pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o jogo foi adiado devido a uma disputa judicial para que a torcida do Corinthians estivesse presente – foi barrada na ocasião pela Justiça de Goiás que temia confusão entre as torcidas e tinha determinado que só a torcida do Goiás estivesse presente no jogo. Remarcado para o dia 29 de outubro e com a presença da torcida visitante, o jogo terminou empatado sem gols.

4- O Tiago que saiu do BBB foi o Abravanel (a pergunta enganou o editor pela ausência do sobrenome, que acreditou se tratar do Tiago Leifert, que já havia deixado a apresentação do BBB – e a Globo – no ano passado). Ele desistiu do reality por descobrir que queriam colocá-lo no paredão (dinâmica de eliminação do programa) após ficar fora da Prova do Líder daquela semana, na ocasião em pares, por justamente ter ficado sem dupla.

5- Bolsonaro chegou a ser preso! Mas em 1986, por ter escrito um artigo na revista Veja sobre os baixos salários dos soldados do Exército, tendo depois sido absolvido da acusação de indisciplina. Foi esse artigo que projetou o então capitão do Exército como figura pública; dois anos depois foi eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro, depois deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro sendo sucessivamente reeleito, até chegar à presidência em 2018.

6- Lula ficou preso por 580 dias, entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019, por acusações de corrupção no que ficou conhecido como caso do Triplex do Guarujá. Porém a decisão que o levou para a cadeia foi anulada, assim como todas as condenações, por vícios do processo (julgamento por tribunal que não teria competência para julgar). Foi alegada ainda uma parcialidade do juiz Sérgio Moro, que aplicou a sentença, sendo declarado suspeito de julgar os processos (tudo isso em várias decisões do STF). O caso do triplex foi arquivado por prescrição.

7- Nem me pergunte. O ânimo das vacas? A economia que tá voando? No meio do ano eu só levei susto com o preço do leite.

8- Fátima Bernardes acreditou ter cumprido a sua missão no Encontro, deixou o programa para apresentar programas de temporada, como o The Voice Brasil, que ela faz atualmente.

9- Briga de irmãos, todo irmão briga. Elas já se desentenderam em bastidores de programas de TV e shows até entenderem que era melhor cada uma seguir o seu caminho.

10- Porque o mercado tem umas horas que se anima, outras que não…

E amanhã, no próximo post da série, trago as seis últimas tabelas do que o Brasil mais pesquisou no Google em 2022. Pelo tamanho dos textos, você já entendeu por que eu dividi essa série em três partes. Você também vai ver essas tabelas em formato de arte no Instagram.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  2. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  3. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  4. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  5. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  6. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.