Image

Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2022 – Parte 1

Todos os anos, o Google divulga os termos mais pesquisados do ano. E aí, quem o Brasil pesquisou tanto nas Pesquisas do Ano em 2022?
, ,

Ah, a tradição. Todos os anos o Google divulga o seu Year in Search, e peço licença aos destaques aleatórios para poder mostrar o quanto fomos curiosos em 2022. Os três posts + web story da série vão ao ar no terceiro post do dia até a sexta-feira. Mas bem, vamos as apresentações das pesquisas do ano? As pessoas esperam isso!

A pandemia não acabou, o ano muito menos, mas ele continua rendendo em alguns aspectos, como na Copa do Mundo que ainda está acontecendo, mostrando que 2022 promete até os 45 do segundo tempo. Mas os resumos são necessários para entender o que foi esse ano até aqui.

Os resultados divulgados pelo Google, como você já sabe, são divididos em três posts com seis tabelas cada. Logo, hoje vamos conferir os primeiros seis tópicos desse ano em resumo.

E como dizia no ano passado, vamos começar pelo começo.

O que o Brasil buscou em 2022

As eleições de 2022 movimentaram o Brasil de um modo nunca antes visto. E fez por merecer ser o termo mais buscado de 2022. E isso mesmo com a Copa do Mundo de 2022 na cola, e olha que o evento não acabou, ele só fez uma pausa.

Voltando para as eleições, os termos “Lula” e “TSE” também aparecem no Top 10. E sim, Jair Bolsonaro não aparece no ranking. Foi derrotado por Lula na eleição. O termo “Banco Central” também aparece na relação dos termos mais buscados.

Ainda nos termos mais buscados, estão a Série A do Brasileirão (termo esse referenciado), a Série B, a Copinha (foi em janeiro, mas segurou a barra) e Flamengo X Corinthians, que se enfrentaram tanto nas quartas-de-final da Libertadores quanto na final da Copa do Brasil. O Flamengo eliminou o Corinthians na Libertadores e venceu o mesmo time na final da Copa do Brasil, sendo campeão do torneio (bem como da Libertadores, enfrentando o Athletico-PR na final).

Fomos curiosos e continuamos sendo…

Vamos aos aspectos da nossa curiosidade em 2022. O que é comunismo, garanto que tem gente que não sabe nem o que é, nem porque é contra sem saber que nunca viveu em um regime assim. Lembram que eu disse em um Daily Prompt que a minha matéria preferida era história? Então…

NFT é a sigla de Non-Fungible Token, que é quando você transforma qualquer coisa digital em um token não fungível, que é a tradução do termo em inglês, como por exemplo uma imagem, um jogo, qualquer coisa. Sim, eu já estudei sobre isso, só não lhes contei.

Demissexual define uma pessoa que sente atração sexual por outra com quem tenha ligações afetivas e emocionais.

OTAN é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar criada na época da Guerra Fria entre os Estados Unidos, Canadá e países europeus do então bloco capitalista da época. Com a dissolução da União Soviética (a ameaça que a OTAN se propunha a se defender na época), o bloco se expandiu e virou uma aliança militar de proteção mútua entre seus membros (ok, sempre foi).

Maçonaria é uma organização fraternal que foi bastante influente em aspectos da história como o Brasil Império, Revolução Francesa, entre outros acontecimentos históricos. O termo foi bastante buscado depois que vazou um vídeo do presidente Jair Bolsonaro frequentando uma reunião da sociedade, que não é bem-vista justamente pelo seu eleitorado evangélico.

Intervenção militar é uma coisa que não sei de onde tiraram, porque o artigo 142 da Constituição não diz nada sobre isso, e sim sobre as atribuições das Forças Armadas. Gente, 1964 só existiu porque havia uma Guerra Fria lá fora.

Herpes é uma doença viral, pode ocorrer em vários lugares, como na boca, face e também pode ser sexualmente transmissível, podendo afetar as partes íntimas.

OnlyFans (a marca se escreve assim) é um site onde os usuários podem vender assinaturas para quem quiser pagar para ter conteúdo exclusivo delas. O uso mais famoso é para vídeos e fotos íntimas, no que se explica pelo fato das redes sociais não permitirem esse tipo de conteúdo.

E por fim, o que é afasia. A perda da capacidade de comunicação de uma pessoa. A doença pode ser provocada por vários fatores, o mais frequente é o AVC. O que levou a busca do termo foi a revelação de que o ator Bruce Willis tinha a doença.

O que aconteceu no ano?

Aos fatos do ano, o que mais foi buscado foi a eleição de 2022, seguido pela Copa do Mundo – que ainda está em curso – e a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, deflagrada no início do ano e sem previsão de final. A Rússia quer manter a influência sobre a Ucrânia, que assim como a Rússia é uma ex-república soviética. Os russos não admitem a entrada da Ucrânia na OTAN – lembram que eu falei dela?

As chuvas que caíram sobre a cidade fluminense de Petrópolis no início deste ano mataram pelo menos 241 pessoas e causaram estragos. Foi a maior tragédia da história da cidade.

A Rainha Elizabeth II faleceu em 8 de setembro aos 96 anos. Por 70 anos foi rainha do Reino Unido, um dos reinados mais longevos da história – ela foi coroada em 1952. Charles, filho mais velho de Elizabeth II, herdou a coroa, passando a ser Charles III.

Um surto de varíola dos macacos – agora nomeada mpox para evitar qualquer estigmatização ao animal – começou a ser relatado em maio de 2022 em Londres, e posteriormente em outros países. Pelo menos 80 mil casos da doença foram confirmados do início do surto até aqui.

Um protesto de caminhoneiros bolsonaristas foi deflagrado após o resultado das eleições. Os manifestantes não aceitaram a vitória de Lula. Esses protestos foram desfeitos menos de uma semana depois, no que os bolsonaristas passaram a protestar em quartéis.

Uma greve de ônibus chegou a acontecer em São Paulo em junho, no que foi uma paralisação de 24 horas. Os funcionários das empresas reinvidicavam aumento salarial, entre outros pleitos. Há duas semanas, os funcionários das empresas ameaçaram entrar em greve de novo, mas com a abertura de negociações por parte das empresas, o movimento foi suspenso temporariamente.

O pronunciamento de Bolsonaro foi aquele de 2 minutos, o primeiro após a derrota nas eleições.

E por fim, eclipse lunar. Em 2022 eles aconteceram em 16 de maio e 8 de novembro.

Somos feitos de dúvidas

2022 foi o ano de muitas dúvidas e bem, o que escolhemos entre isso ou aquilo nesse ano?

Lula ou Bolsonaro? A maioria escolheu Lula.

ENEM digital ou impresso? Em breve as provas do ENEM serão digitais para todos que prestarem o exame. Enquanto isso, a opção da prova impressa ainda esteve disponível no ato da inscrição para quem assim quisesse fazer. Eu só fiz o ENEM uma única vez, em 2009, e nunca mais fiz porque foi essa prova de 2009 que me levou para a faculdade.

Festa Julina ou Julhina? Olha, se for em julho é julina, mas nós celebramos Santo Antônio, São João e São Pedro em junho. Em julho, o Sábado de Santa Ana…

Jade ou Arthur? BBB 22, Jade Picon e Arthur Aguiar, que foi o campeão da edição, eram rivais no reality.

Catar ou Qatar? Em português se escreve Catar, em inglês se escreve Qatar. Próximo…

Fascista ou facista? A palavra em questão, que define quem participa de uma ideologia autoritária e ultranacionalista que ficou notória na Itália pós-Primeira Guerra Mundial até evoluir para a Segunda Guerra Mundial, na pessoa de Benito Mussolini. Escreve-se fascista (com sc), uma vez que o termo vem do latim fasces, que define um feixe de varas amarradas em volta de um machado, usado na época do Império Romano para castigos corporais. Era para eles o símbolo da “força pela união”: uma única haste é facilmente quebrada, enquanto o feixe é difícil de quebrar.

Boa viagem ou viajem? Ah pelo amor de Deus… Viagem é substantivo, viajem é verbo. Próximo…

Imprensada ou prensada? A primeira palavra significa “apertar na imprensa”, e a segunda, “apertar na prensa”. Mas ambas podem significar apertar.

A palavra “imprensa” surgiu da prensa móvel de Gutenberg e derivou a palavra por si só para definir a comunicação, o jornalismo e tudo que se refere a ambos. E também gerou a palavra “impressa” e seus derivados, porque era isso que a prensa móvel fazia; a prensa móvel foi uma revolução na área editorial, pois livros antes escritos na mão podiam agora ser impressos em várias cópias, difundindo a leitura e a comunicação com o surgimento dos jornais como nós conhecemos – por isso a palavra se associa a comunicação ao mesmo tempo que a estampa em papel.

Os esportistas que buscamos em 2022

No ano passado definimos os atletas olímpicos, e hoje definimos os esportistas de destaque no ano de 2022, ainda que com a Copa do Mundo em andamento, tanto que o mais buscado do ano é Richarlison, o camisa 9 da Seleção Brasileira, e uma semana, dois gols em cima da Sérvia e um sobre a Coreia do Sul foram suficientes para as buscas sobre ele dispararem.

Charles “do Bronx” é lutador do UFC, tendo iniciado o ano como campeão da categoria peso-leve, mas perdeu o cinturão após polêmicas com a balança – a categoria é para atletas até 70,3 kg. Na tentativa de recuperar o título, teve a invencibilidade de 11 lutas quebrada ao perder a sua última luta, em outubro, para Islam Makhachev. Ele volta a lutar no próximo ano.

O jogador de futebol Yuri Alberto foi vendido pelo Internacional de Porto Alegre no final do ano passado ao Zenit, da Rússia, que por sua vez o emprestou ao Corinthians neste ano.

O tenista sérvio Novak Djokovic foi campeão neste ano do Torneio de Wimbledon, mas no início do ano, esteve em evidência por ser proibido de pisar em território da Austrália, onde disputaria o Australian Open, por não ter se vacinado contra a COVID-19.

Fausto Vera também joga no Corinthians. O jogador é argentino e veio do Argentinos Juniors para o clube paulista no meio do ano.

A tenista brasileira Bia Haddad conquistou neste ano o vice-campeonato no WTA de Toronto, o que a levou a ser a 15ª do ranking da WTA, a segunda melhor posição entre homens e mulheres de tenistas brasileiros, atrás apenas de Gustavo Kuerten.

O jogador de futebol francês Karim Benzema foi campeão de praticamente tudo nesse ano pelo Real Madrid, Bola de Ouro, e poderia coroar o ano com o título mundial jogando na seleção francesa. Poderia, se não tivesse sido cortado por lesão no primeiro treino que fez no Catar.

O que levou o ex-pugilista Acelino Popó Freitas até o Year in Search foi a sua luta contra – isso mesmo – o humorista Whindersson Nunes no início do ano, com regras, juiz e transmissão de TV. Terminou empatada. Ele ainda fez mais uma luta de exibição em setembro, contra José Pelé Landy, que terminou com vitória de Popó por nocaute.

E por fim, mais tenistas. Rafael Nadal foi campeão de Roland Garros esse ano, e Serena Williams se aposentou das quadras em setembro deste ano após uma bem-sucedida carreira de 27 anos e 73 títulos.

Momento Luneta Sonora: os podcasts de 2022

Vamos para mais uma listagem destacada pelo Google em 2022, que não tinha ainda no ano passado, que me faz lembrar que sexta-feira tem episódio inédito do Luneta Sonora. Mas o meu humilde podcast não está aqui. E nem é de vídeo ainda.

A maioria dos podcasts aqui mencionados são também videocasts, como assim: para além do formato áudio, alguns investiram em cenários e vídeo, como se fossem programas de entrevistas, no qual o Flow Podcast é um modelo de referência para a maioria dos que estão na lista.

O Ironberg é um podcast ligado a uma academia de bodybuilding com esse mesmo nome, já tendo recebido vários nomes da modalidade. O podcast já entrevistou o presidente Jair Bolsonaro (o Flow também o entrevistou) e isso pode explicar o impulso das buscas.

O terceiro colocado da lista é mais um podcast que entrevistou Bolsonaro: é o Cara a Tapa, do Rica Perrone, que também contabiliza entrevistas com várias personalidades.

Chegamos aos podcasts de entretenimento e famosos, e veja como foram listados aqui: como Podcast da Giovanna Ewbank (Quem Pode, Pod, também apresentado por Fernanda Paes Leme) e Podcast da Virgínia (Podcats, que na realidade tem como hosts Camila Loures e Lucas Guimarães).

O Inteligência LTDA (esse é o nome do podcast) é comandado pelo comediante e quadrinista Rogério Vilela. Também se caracteriza por ser de entrevistas. Já o Positivamente Podcast é um conjunto de conteúdos com temática motivacional e religiosa no que o mais destacado desses conteúdos é o podcast propriamente dito, com entrevistas comandadas por Karina Bacchi.

O Fenômenos Podcast entrevista personalidades ligadas ao esporte e aos e-sports. É apresentado pelo streamer Gaules e pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, o que explica o nome do podcast.

A Mulher da Casa Abandonada eu deixei para o final porque ele é o único dos podcasts listados aqui que não tem formato de vídeo, é puramente áudio tal qual o Luneta Sonora e tem uma finalidade específica, a de contar a história de uma mulher que morava em uma casa abandonada num bairro nobre de São Paulo, que carregava uma acusação de um crime nos Estados Unidos. O podcast é conteúdo da Folha de S.Paulo e é apresentado por Chico Felitti.

Nesse ano, tal qual no ano passado, são 18 tops, alguns mudaram, outros não, e para que o assunto não se alongue, vão ao ar seis tabelas por post. Em mais dois posts tem mais seis tabelas cada uma para compartilharmos juntos o que o Brasil mais pesquisou no Google. Você também vai ver essas tabelas – em formato de arte, é claro – no meu Instagram.

E os posts, sempre no terceiro post do dia até a sexta-feira.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  2. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  3. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  4. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  5. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  6. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.