Image

Perfis fakes estão marcando você nos stories do Instagram?

Como agem os perfis fakes que marcam usuários nos stories do Instagram e como evitar que esse tipo de spam continue.
, , ,

Depois da história daqueles golpes manjados no WhatsApp que prometem emprego, dinheiro fácil e um monte de coisas, lá vai mais uma dos perfis fakes: eles agora marcam perfis aleatórios do Instagram nos stories contando várias histórias: ora a de que você foi selecionado para ganhar um valor em dinheiro de uma casa de aposta, ora para promover sua conta para, sei lá, ganhar seguidores de uma forma duvidosa.

É a evolução do spam das marcações nos comentários de um post de perfis de casas de aposta e agências de marketing digital de procedência duvidosa, que foi praticamente deixado de lado (ou não) e é raramente usado pelos perfis fakes. Tudo isso depois que o Instagram disponibilizou um recurso que permite marcar usuários nos stories sem que seus usernames apareçam.

Eu fui um desses que teve o perfil no Instagram marcado por um desses perfis fakes que vem sabe-se lá de onde – e não é a primeira vez que isso acontece. Da última vez que isso aconteceu, eu printei um desses stories dos fakes, e como você pode reparar, o meu username (@josivandroavelar) não aparece. São os fakes usando o recurso de marcação oculta.

Print de uma conta fake do Instagram.

Repararam em quem marcou? Então, é um perfil visivelmente fake, com um monte de letras e números, e que não segue nem é seguido por ninguém, muito menos postou foto. É só bater a vista e você nota que é fake. Essa modalidade de spam (ou golpe, como queira chamar) usa vários perfis assim, ora com nenhuma foto, ora com uma só, ou zerado por completo, como essa conta do print abaixo.

Print da conta fake do Instagram que fez a marcação da story acima.

É lógico que o perfil desse fake foi bloqueado. Tentei ver esse perfil pelo URL no navegador do computador em uma aba anônima, mas consta que ele está indisponível, ou seja, o perfil foi excluído. Ao visto, os spammers sempre descartam os perfis para irem criando outros. Antes de eu bloquear esse perfil, eu o denunciei por “Golpe ou fraude”.

Então, notou o modus operandi dos perfis fakes? Se esse é o seu problema e você não aguenta mais bloquear esses perfis fakes que aparecem vira e mexe te marcando ou mencionando o seu username em stories de marcas ou perfis de procedência duvidosa no Instagram, tem um jeito para parar com isso e ter paz e tranquilidade.

Como não ser marcado?

Tem um jeito para não ser marcado nesse tipo de story.

Isso vale também para aquelas marcações em comentários naqueles posts de anúncio de casa de apostas de procedência duvidosa. Siga as dicas a seguir e saiba como evitar essas marcações chatas. Para impedir que esse tipo de situação aconteça, basta seguir os seguintes passos:

  • No seu perfil, vá até o topo, no botão de três traços;
  • Selecione “Configurações e Privacidade”;
  • Selecione “Marcações e Menções”;
  • Marque “Não permitir marcações” ou “Permitir marcações de pessoas que você segue”. Também tem a opção de permitir ou não menções nos comentários dos posts ou nos textos e stickers dos stories.

Na web story da semana que você vê abaixo eu coloquei essas dicas acima de uma forma mais dinâmica e ilustrada. Elas são de fundamental importância para impedir esse tipo de marcação ou menção de perfis fakes, principalmente se você não quer ou não precisa ser marcado em publicações ou stories.

Diferente do manjado golpe do emprego do WhatsApp, esse do Instagram é bem mais amador e mostra como a rede não consegue deter bots e contas fakes. Já contei sobre uma situação parecida um tempo desses, e pelo visto, as coisas não mudaram tanto. E olha que eu preciso que a função de menções e marcações do meu perfil do Instagram esteja ativa por usá-lo no meu trabalho.

A ver o que mais os spammers e golpistas virtuais vão inventar, mesmo burlando as tecnologias das redes sociais. E como a Meta, que é dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp, segue passiva vendo tudo isso acontecer nas suas redes, e não consegue atender as denúncias que são feitas. Aliás, para que essas ferramentas servem se não cumprem sua função direito?

Tudo isso é um prato cheio para os spammers, que sabem disso e seguem explorando essas vulnerabilidades. E já que quem controla as redes sociais não faz muita coisa, para não dizer absolutamente nada, cabe aos usuários se protegerem e se prevenirem dos spammers e golpistas por conta própria.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.