PASSADO RECENTE: A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS DA CIDADE

O Google Street View ainda não atualizou algumas ruas de João Pessoa. Imagens de 2012 mudaram e muito em 2015 diante do crescimento da cidade, visível aos seus olhos. Uma imagem me chamou muito a atenção quando estava “brincando” de visitar minha própria cidade no Street View.

Antes do asfalto, uma viela.
A viela das imagens virou uma avenida movimentada.

Está vendo esta rua estreita, sem calçamento, e com essas casas? Saiba que nada disso existe mais. Bem-vindos à rua Paulino Santos Coelho, na Cidade Universitária. Situando, atrás da Cehap. A rua que antes era malestruturada hoje virou uma rota alternativa entre Bancários e Mangabeira – e que por enquanto é a principal em decorrência das obras do Trevo de Mangabeira. Num instante, as coisas mudaram nessa viela que se viu transformada numa avenida movimentada.

O muro não existe mais.
Para que esta viela virasse uma avenida, muita coisa precisou mudar.

As obras do Trevo de Mangabeira fizeram com que o cenário dos screenshots que você vê neste post mudasse radicalmente. Você não acreditaria se eu te contasse que hoje ônibus passam nessa rua. Aliás, todo o tráfego dos Bancários que vai para Mangabeira. De modo a criar um desvio de tráfego para enquanto as obras durassem, a via foi alargada, asfaltada, e algumas residências hoje não existem mais.

As casas que não existem mais.
Onde antes existiam casas, hoje existe asfalto.

O pórtico de Mangabeira hoje integra a nova entrada da sede da Cehap – a antiga foi abaixo por causa das obras do trevo.

Atual entrada da Cehap.
Pórtico antes abandonado, hoje é por aqui que se entra na Cehap.

Talvez os arredores mudem ainda mais do que já mudaram. Pelo menos as imagens estão arquivadas de uma cidade que pode ser que mude. Como está mudando.

Os screenshots acima são de registros de maio de 2012. Exatos três anos. De vez em quando, o carro do Street View precisa voltar a passar nas ruas para atualizar as vias, justamente porque isso acontece.

E para esta rua, as mudanças chegaram numa velocidade que hoje, a imagem virou mais um registro do passado de uma cidade de 430 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conheça o Instagram Lite Cuidado com o golpe do WhatsApp rosa Recursos de acessibilidade no Blog Josivandro Avelar Como saber se seus dados vazaram do Facebook Falha permite bloqueio de conta do WhatsApp Facebook e Instagram caíram de novo (mas já voltaram mais uma vez) Vantagens do WhatsApp Business Como postar stories do Instagram no computador sem gambiarra Vazamento de dados do Facebook Banco Central autoriza pagamentos pelo WhatsApp Como fazer backup do seu WhatsApp WhatsApp e Instagram caíram (mas já voltaram)