Os milagres do AMP

Desde o dia 23 de setembro os AMPs – Accelerated Mobile Pages – dos sites da network 612 com o tema Astra – como este blog – passaram a exibir o layout idêntico ao site não-AMP. Iniciei pelos Astra por ter certeza de que o tema é compatível com o AMP. E que ficaria fiel ao tema e suas adaptações. Posteriormente, o UNIBUS RN – que usa outro tema – também foi adaptado e o tema também mostrou compatibilidade. Todos os sites estão devidamente adaptados – e o editor está feliz.

Além disso, teve a implantação das web stories no blog e no #site612, que são compatíveis com o AMP. O plugin oficial é fundamental para que o esquema que eu planejei – e porque não, o Google? – funcione plenamente, e fiz a troca inicialmente com essa intenção. Além disso, a estrutura do site é plenamente adaptado para AMP, o que parecia não acontecer na versão anterior. Troquei. E olha, amigos, trocar o plugin do AMP fez um bem danado para os sites. Descobri outros benefícios que foram além daquilo que eu planejei.

Queria para uma coisa, ganhei em várias outras
Accelerated Mobile Pages. #AMPlify

Outro milagre que nem eu esperava foi o aumento no volume de visualizações de um dos sites – o Ônibus Paraibanos – no Google News. Já vinha crescendo até que um dia superou as visualizações provenientes do Facebook. Isso porque o AMP é o formato prioritário do Google News e tem todos os códigos OK, além de exibir com fidelidade o tema. Houve dias que o número de visualizações do Google News superou o do Facebook especificamente nesse site.

O AMP também é prioritário nas pesquisas mobile do Google. E é dessa maneira que os resultados vão aparecer para quem usa o aplicativo do Google. O plugin oficial ainda ajuda na correção dos erros, identificando um por um e minimizando qualquer erro que venha a acontecer, para assim poder resolver. Acompanho todos os problemas que aqui acontecem e sempre tento resolver na medida do possível.

Esse ganho estrutural era esperado. E por conta disso, a adaptação do site para o modelo tornou-se essencial e importante para um melhor ranqueamento. E sempre é bom ir acompanhando as tendências. Esta é uma página modernizada. E o que é feito aqui é justamente para isso; servir de modelo para os demais sites, para entregar conteúdo como eficiência, porque é isso que as pessoas esperam de um site de conteúdo, não é?

E quando você faz melhor do que planeja, são os milagres da tecnologia. Ah isso é, sem dúvidas. E desenrolar isso é o máximo.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *