O Luneta Sonora agradece: Facebook vai ganhar novos recursos de áudio

O Facebook quer fazer frente ao Clubhouse – rede social de salas de áudio que só tem no iOS e só se entra por enquanto por convite – e vai adicionar nos próximos meses recursos de áudio para estimular conversas.

Serão adicionadas salas de áudio que nem no Clubhouse, áudios curtos com o Soundbites, e suporte a podcasts – alô Luneta Sonora!

As novidades foram divulgadas no blog oficial da rede social. Confira quais são as novidades.

Vai ter Luneta Sonora no Facebook – e eu falo de ouvir lá

Ilustração de celular exibindo o recurso de podcast. Fim da descrição.
Em breve, mais uma plataforma no Luneta Sonora.

Se você ouve o Luneta Sonora ou qualquer outro podcast de sua preferência, você tem que sair da rede social para ouvir. O que aparece na fanpage do Facebook – aliás, no Facebook todo mesmo – são links externos para o site do Luneta Sonora ou das plataformas de áudio onde o podcast está. Este e qualquer outro, até mesmo o seu preferido.

E isso incomoda os grupos de discussão de podcasts por ter que fazer essa manobra para discutir o que de bom você ouviu. O Facebook deve adicionar mecanismos de suporte a podcasts de modo que os usuários não precisem sair da rede social para ouvirem os episódios. Além disso, também haverá a possibilidade de ouvir podcasts em segundo plano no Facebook. Tão logo o recurso esteja disponível, o Luneta Sonora estará lá. Isso será possível através do Spotify, o primeiro lugar onde o Luneta Sonora foi parar.

Salas de áudio tipo Clubhouse

Você também poderá criar e participar de salas de áudio que nem no Clubhouse. Apesar de todo o aporte para que a rede social cresça, há os entraves do Clubhouse de ainda permitir a entrada apenas por convite e pelo aplicativo ser apenas em iOS – não sei se você sabe, mas o Instagram começou assim. O Facebook pretende adicionar modos para que as pessoas façam contribuições financeiras aos criadores, bem como eles podem permitir que os criadores cobrem para acessar determinadas salas.

Ilustração de celulares exibindo as salas de áudio do Facebook. Fim da descrição.

Soundbites – é tipo Reels, só que de áudio

O Facebook também adicionará um recurso chamado Soundbites, que consiste em áudios curtos – curtos como os Reels do Instagram – que aparecem no Feed de Notícias. Me lembra um recurso que o Twitter adicionou de incluir áudios curtos como tweets, não que isso pareça uma inspiração.

Ilustração de celulares exibindo o recurso de Soundbites do Facebook. Fim da descrição.

Confira neste vídeo do Facebook como serão essas novidades em áudio.

O Facebook quer reagir ao Clubhouse

É óbvio que o Facebook não vai assistir calado ao crescimento do Clubhouse. E vai investir pesado na adição desses recursos na plataforma antes que o Clubhouse “ganhe a massa”. Foi assim que o Instagram Stories praticamente engoliu o Snapchat, de onde saiu a inspiração do recurso. Foi assim também que criaram o Reels também para o Instagram, inspirado no formato de vídeos curtos do TikTok. Na lógica deles, o que você não pode comprar, pode copiar.

Como dito, os recursos estarão disponíveis nos próximos meses. Até lá, terei gravado novos episódios do Luneta Sonora, afinal quando os recursos já estiverem disponíveis, já terei uma boa bagagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como arquivar conversas no WhatsApp Contando stories de um novo jeito Recursos que estão chegando no WhatsApp Recursos de segurança do Instagram Bug da câmera do WhatsApp resolvido Backups mais seguros no WhatsApp WhatsApp em quatro dispositivos O bug da câmera do WhatsApp Fotos em alta qualidade no WhatsApp?! O Instagram não é mais uma rede social de fotos?! Como ganhar dinheiro no TikTok Mídias autodestrutivas no WhatsApp?!