O golpe do WhatsApp rosa

Confesso para vocês que toda vez que eu leio uma coisa dessas, dá uma raiva. Porque é muito fácil enganar quem não tem informação suficiente para saber que é um golpe. E que a gente tem que reafirmar isso um monte de vezes para te dizer: só baixe aplicativos das lojas oficiais, do App Store se você tiver iOS, do Google Play se você tiver Android. Por essa razão, fique atento a qualquer link suspeito que você receba.

É a história do WhatsApp rosa, que promete “personalizar” o aplicativo de quem baixá-lo. É claro que isso não poderia vir da fonte oficial, que lembrando, não há ainda como personalizar as cores dele. O que esse APK faz é simplesmente pegar dados, um scam. Aliás, vou usar logo uma linguagem direta: é vírus.

A denúncia é do consultor de segurança indiano Rajshekhar Rajaharia, que postou o alerta no Twitter. A Índia é um dos maiores mercados do aplicativo do Facebook no mundo, e por lá muita gente estava recebendo o link suspeito nos grupos. Fora que várias pessoas caíram no golpe, e lógico, tiveram problemas.

Detalhe para o layout amador do site que aparece nas imagens, se não basta o nome do aplicativo estar escrito errado nele. O Facebook jamais faria um layout tão primitivo que nem esse.

Tradução: “Cuidado com o WhatsApp Pink!! Um vírus está sendo espalhado em grupos #WhatsApp com um link para download de APK. Não clique em nenhum link com o nome WhatsApp Pink. O acesso completo ao seu telefone será perdido. Compartilhe com todos.

Não clique, não baixe, não instale

Se você recebeu um link suspeito em grupo de WhatsApp, apague, nem ouse clicar. E o mais importante: só baixe o WhatsApp ou o WhatsApp Business através das lojas oficiais no iOS (App Store) ou no Android (Google Play). É por esses meios que o aplicativo sempre recebe atualizações.

Não instale nada fora desses meios e se você fez isso, delete o aplicativo suspeito, limpe o cache do aparelho, desvincule os dispositivos. Se achar necessário, você pode limpar o aparelho voltando a configuração de fábrica, e reinstalando os aplicativos oficiais.

Também é importante lembrar que qualquer uso de APKs que não forem os oficiais implica no banimento do número do sistema do WhatsApp.

E mais importante ainda lembrar, de todas as vezes que reforço que é importante lembrar. Ainda não há nenhum meio de personalização do WhatsApp fora mudar o papel de parede. Mudar de cor ainda não é possível, então tenha paciência. Deixe os desenvolvedores do Facebook fazerem o seu trabalho.

Para manter a integridade da sua conta, utilize a verificação em duas etapas. E principalmente, evite cair nesse tipo de golpe.

Se existe informação, se existe pessoas que se comprometem a pesquisar e a informar, é para isso. Para que as pessoas fiquem atentas. Informação chega por canais oficiais, pelos blogs das desenvolvedoras, que os veículos de comunicação como este transmitem em linguagem direta para que as pessoas entendam.

Porque é desse meio que informação oficial chega. E não em grupo de WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Visualizando o número de curtidas no Instagram Pagamentos pelo WhatsApp: aprenda como configurar Função de pagamentos do WhatsApp é liberada Recursos da integração do Instagram com o Messenger Entenda melhor os novos termos de uso do WhatsApp Integração Instagram e Messenger Stories do Instagram e Facebook no app do Business Suite Calendário de postagens do Instagram e Facebook Novas políticas de uso do WhatsApp: prazo para aceitar está acabando Conheça o Instagram Lite Cuidado com o golpe do WhatsApp rosa Recursos de acessibilidade no Blog Josivandro Avelar