Image

Não é verdade que o Instagram vai mostrar quem viu seu perfil

Sabe essa história de que o Instagram vai mostrar quem viu seu perfil? Não caia nessa, é fake news da mais amadora possível.
, ,

Toda semana mostro algum recurso novo chegando no Instagram, no WhatsApp… E tudo isso com fonte, quando a fonte não sou eu mesmo, como na web story da semana passada, onde eu mostrei prints de recursos que achei no Instagram. Essas coisas, de uma maneira que vai entender, só repercutem dentro do universo de social media e de tecnologia. Mas na hora de algum engraçadinho fraudar um print e mostrar algo que não é verdade e sem fonte, num instante viraliza. Pense numa raiva que dá, porque tentamos trabalhar de uma maneira séria. A mais nova fake news do pedaço envolve um print que mostraria um suposto recurso de quem viu seu perfil no Instagram, nos moldes do extinto Orkut.

Esse boato começou a circular na semana passada, e não se sabe de onde partiu exatamente. Tem como base um print visivelmente fraudado, pela diferença de uma fonte, que mostrava esse suposto recurso.

O mais engraçado de tudo isso é que teve gente que reclamou, mesmo sabendo que redes como o LinkedIn e o TikTok – sim, o TikTok – possuem esse recurso. E esse boato repercutiu mais do que qualquer notícia de qualquer recurso verdadeiro.

O print é grosseiramente fraudado

Mas o negócio é tão mandrake que você nota só pelos olhos – pelo menos os mais atentos – que a fonte dos dizeres “visited your profile” é diferente do resto do print, fora o próprio alinhamento, para não dizer que não existe nenhum. Por aí você tira que é fake – e tratei de carimbar o print como tal.

Print fake. A diferença das fontes é gritante.
Print fake. Repare na diferença das fontes e alinhamento.

A Meta já desmentiu o boato e deixa claro: não existe nenhum planejamento de recurso para visualização de quem viu seu perfil no Instagram. Essa história desse print é puro fake news de quem não tem o que inventar. E da mais amadora possível.

Nada vai ao ar por acaso

E é justamente por conta de um trabalho de pesquisa sério que toda novidade mostrada nas terças-feiras é checada antes de ir ao ar. Tanto é que nenhuma das fontes divulgou esse “rumor”. É muito engraçado como o trabalho sério de quem esmiuça as versões beta das redes sociais quase nunca ou pouco repercute, enquanto qualquer montagem grosseira envolvendo recursos de apelo, mesmo que eles não existam, viraliza fácil.

Por isso mesmo, vale aquela máxima: verifique as informações antes de compartilhar nas redes sociais. E cuidado com as montagens, e olha que tem umas bem grosseiras iguais a essa. E como a gente sempre diz: recurso beta é recurso futuro. Quando é mostrado, é esclarecido que vai levar tempo para se chegar a uma versão regular. Mas quando é isso aí, e vindo de origem desconhecida, nem vale a pena falar.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
https://anchor.fm/s/4e607e8c/podcast/rss

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.