A minha imersão pela inteligência artificial não poderia ser de outra maneira senão pelas imagens. E olha que até hoje eu fico com um certo, digamos, medo de digitar uma determinada proposta e ela me entregar uma fotografia do que eu sonho. É tipo o que você sonha, literalmente. Aquela bagunça de imagens loucas que você sonha quando dorme. Ou está acordado mesmo.
Se você acompanha o site, você deve ter visto a imagem do post da coluna “Minha Cidade” de ontem, onde eu contextualizei como eu queria encontrar João Pessoa em 2088, ano do meu centenário, ou seja, daqui a 66 anos (o editor tem 34), a partir da carta que eu escrevi em outro post, o Daily Prompt da segunda-feira, cuja proposta era escrever uma carta para a minha versão de 100 anos.
Se tem uma coisa que eu gostei de fazer ontem no post da coluna “Minha Cidade”, foi brincar com a ferramenta de inteligência artificial de imagens do Canva, que é onde são feitas a maioria dessas artes do topo dos posts – que são desse tamanho retangular para encaixar nas redes sociais. Com o detalhe que as artes do Luneta Sonora não são feitas no Canva, e sim no Photoshop – mas a imagem que ilustra o episódio de hoje veio do Canva.
Ah, a ferramenta do Canva que gera imagens por inteligência artificial é o “Texto em imagem”: basta digitar a sua ideia e a ferramenta tenta gerar da maneira que você imaginou. Ainda não consegue ser exata, mas dá para fazer umas brincadeiras bacanas com a audiência.
Eu até abri uma conta no ChatGPT, mas te confesso que a inteligência artificial de imagens me fascinou mais que o textual. Eu vou encontrar ânimo para a inteligência de texto, mas é que eu não gosto muito de pegar uma receita pronta: mesmo um contexto noticioso para mim tem que ter uma versão escrita, com fonte, bonitinho, para não sair igual a versão de outro lugar.
Todas as linhas gerais do Luneta Sonora estão delimitadas. E na ponta dos dedos, como eu gosto de fazer. Ouça o episódio de hoje.
O podcast Luneta Sonora está na sua plataforma de áudio preferida. Você pode procurar pelo nome por lá ou ir ao site especial do podcast onde você pode ouvir este e outros episódios. Toda sexta-feira tem um episódio novo.
Vamos combinar uma coisa? Essa viagem louca começou naquele Daily Prompt, chegou na coluna Minha Cidade, veio parar aqui, mas eu retomo na próxima quinta-feira com imagens que vão ser compartilhadas nas redes sociais antes, para terça-feira ser a web story da semana. Aguardem que nem eu sei o que vai vir por aí, mas eu estou animado em fazer essa viagem com vocês.