Image

Luneta Sonora 077: Brincando com a inteligência artificial

Se tem uma coisa que eu gostei de fazer ontem no post da coluna "Minha Cidade", foi brincar com a ferramenta de inteligência artificial de imagens do Canva.
,

A minha imersão pela inteligência artificial não poderia ser de outra maneira senão pelas imagens. E olha que até hoje eu fico com um certo, digamos, medo de digitar uma determinada proposta e ela me entregar uma fotografia do que eu sonho. É tipo o que você sonha, literalmente. Aquela bagunça de imagens loucas que você sonha quando dorme. Ou está acordado mesmo.

Se você acompanha o site, você deve ter visto a imagem do post da coluna “Minha Cidade” de ontem, onde eu contextualizei como eu queria encontrar João Pessoa em 2088, ano do meu centenário, ou seja, daqui a 66 anos (o editor tem 34), a partir da carta que eu escrevi em outro post, o Daily Prompt da segunda-feira, cuja proposta era escrever uma carta para a minha versão de 100 anos.

Se tem uma coisa que eu gostei de fazer ontem no post da coluna “Minha Cidade”, foi brincar com a ferramenta de inteligência artificial de imagens do Canva, que é onde são feitas a maioria dessas artes do topo dos posts – que são desse tamanho retangular para encaixar nas redes sociais. Com o detalhe que as artes do Luneta Sonora não são feitas no Canva, e sim no Photoshop – mas a imagem que ilustra o episódio de hoje veio do Canva.

Ah, a ferramenta do Canva que gera imagens por inteligência artificial é o “Texto em imagem”: basta digitar a sua ideia e a ferramenta tenta gerar da maneira que você imaginou. Ainda não consegue ser exata, mas dá para fazer umas brincadeiras bacanas com a audiência.

Eu até abri uma conta no ChatGPT, mas te confesso que a inteligência artificial de imagens me fascinou mais que o textual. Eu vou encontrar ânimo para a inteligência de texto, mas é que eu não gosto muito de pegar uma receita pronta: mesmo um contexto noticioso para mim tem que ter uma versão escrita, com fonte, bonitinho, para não sair igual a versão de outro lugar.

Todas as linhas gerais do Luneta Sonora estão delimitadas. E na ponta dos dedos, como eu gosto de fazer. Ouça o episódio de hoje.

O podcast Luneta Sonora está na sua plataforma de áudio preferida. Você pode procurar pelo nome por lá ou ir ao site especial do podcast onde você pode ouvir este e outros episódios. Toda sexta-feira tem um episódio novo.

Vamos combinar uma coisa? Essa viagem louca começou naquele Daily Prompt, chegou na coluna Minha Cidade, veio parar aqui, mas eu retomo na próxima quinta-feira com imagens que vão ser compartilhadas nas redes sociais antes, para terça-feira ser a web story da semana. Aguardem que nem eu sei o que vai vir por aí, mas eu estou animado em fazer essa viagem com vocês.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 138: Mídia Kit de Social Media e Redação
  2. Luneta Sonora 137: Histórias e pilares de uma semana intensa
  3. Luneta Sonora 136: Brigando com os algoritmos
  4. Luneta Sonora 135: Desenha e fala, aproveita o tempo
  5. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  6. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.