Luneta III is here de surpresa

Vocês devem ter percebido algo de muito diferente aqui no Blog Josivandro Avelar, não é? Pois é, mudamos de novo e mais uma vez. O tema anterior era lindo, é verdade, mas me deu uma dor de cabeça quando tentei editar na 612 Comunicação. O resultado: Luneta III, o quarto tema deste blog em WordPress.

Foi de surpresa porque não esperava ter de trocar o tema em tão curto período de tempo, mas foi preciso. E já que foi, a troca foi por um tema já preparado e amigável para o universo das pequenas telas. E para as dobráveis também: nunca negligencie os tablets. É deles que você vai apostar nos telefones dobráveis. Anote: você ainda vai ter um.

Como estou falando do novo tema do blog e não de telefones dobráveis, vamos apresentar o tema, que continua com a mesma tipografia, a mesma estrutura (ou quase), mas agora tem um novo visual para as páginas estáticas – essas do menu. E já que a oportunidade veio, aproveitei para fazer coisas nunca antes feitas nesses 11 anos de blog.

Um novo tema para um novo blog

Uma das adequações de Luneta III é nas artes dos posts, que passam a partir de agora em diante a terem o tamanho padrão dos links do Facebook, mostrando como é fundamental se adequar as mídias sociais, de onde advém grande parte das visitas. Isso para não aparecerem cortados por lá. Vivendo, aprendendo e se profissionalizando…

Imagem do cabeçalho do Blog Josivandro Avelar.
Cenas como essa não serão mais vistas, como imagem quadrada como cabeçalho – aliás você já nem está vendo nesse post.

Outra coisa: tô escrevendo na mesma fonte com a qual você lê. Isso não era possível com o outro tema. Como temas mais novos tem suporte ao Gutenberg e este permite que você escreva com o visual front-end, é possível ver o que está sendo lido e ter uma melhor noção dos ajustes a serem feitos. O outro tema era novo e no editor ainda aparecia com letra padrão.

Imagem do rodapé do Blog Josivandro Avelar.
O novo rodapé do blog. Lindo, não acham?

Temos novos cabeçalhos, novo rodapé – esse é o mais sensacional que eu já fiz graças ao Elementor – como esse plugin é uma mão na roda meus amigos. E a partir de agora os posts passam – finalmente – a serem resumidos na home, e não exibirão mais o conteúdo completo.

Parte do meio do Blog Josivandro Avelar.
Novo formato de resumo do blog.
Novos cabeçalhos personalizados para as categorias.

Essas adequações visam primeiramente estabelecer um visual melhor para as páginas, a adequação ao novo posicionamento do blog e da 612 Comunicação, e como mencionado anteriormente, melhorar a visualização da página em dispositivos móveis. Outros ajustes ainda vão ser feitos, o importante é que a reforma mais pesada já foi concluída.

Outras novidades virão, e Luneta III está entre nós. Um novo tema para um novo blog, amigável com as telas, amigável com todos.