Inteligência artificial precisa de humanos

Ontem, comemorei o sucesso da implantação dos bots dos canais do Telegram. Como era fase de testes, normal que acontecessem erros, porque de início eles não estavam trabalhando direito. Eles estavam praticamente entregando todo o conteúdo para o inscrito. Inteligência artificial é aprendida. Não é inata como a humana.

Por um lado, deu certo. A entrega é rápida até, coisa de 20 minutos após a postagem das matérias. Nos quesitos técnicos, o negócio é primoroso e a entrega, eficiente. Mas o que você só precisava fazer é apenas configurar os bots para que eles entreguem o conteúdo da maneira que você quer que sejam entregues.

Bots, me obedeçam

Então, você olha esse print aqui embaixo e se pergunta, e pergunta para mim: quem se sente incentivado a ir para o site lendo tudo de cara assim, sem abrir o site? Olha como foi de início. Não era uma coisa maravilhosa, confesso.

Print de tela do Telegram exibindo o canal do Blog Josivandro Avelar. Fim da descrição.

É claro que ele não se sente incentivado. Além de ver tudo, ainda ficou esteticamente feio. Mas não é preciso voltar atrás quando se pode fazer melhor. Muito melhor. E então você pergunta para mim: como você pode fazer melhor do que isso?

Aqui está o segredo, se é que praticamente não tem segredo. Um pouquinho de paciência, aprendizado e leituras, os bots foram devidamente ajustados e fazem exatamente o que eu pedi para fazer. E o que eu fiz? Nada muito complexo demais, porque nada precisa ser.

Eu fiz um ajuste nos bots e eles passaram a entregar só o lead das matérias, como deveria ser. O negócio é atrair no aplicativo para trazer o leitor para o site. Aí ficou assim, bem objetiva para os inscritos no Telegram.

Print de tela do Telegram exibindo o canal do Ônibus Paraibanos. Fim da da descrição.

Agora sim, eles entregam o que eu quero, como quero.

Aprendizado vem com o tempo. Seja com a inteligência artificial, seja com inteligência humana. Como disse, ela é aprendida. A gente apanha um pouquinho, mas consegue fazer tudo direitinho.

Compartilhe este post