Image

Instagram mais seguro para os jovens

Rede social implanta recursos para proteção dos usuários mais jovens, impedindo que eles falem com adultos que não conhecem.
, ,

O Instagram anunciou hoje que está ainda mais rigoroso com a segurança dos usuários mais jovens. Como você já deve saber, a idade mínima para entrar no Instagram é de 13 anos, mas a rede social sabe que existem jovens que mentem a idade. A partir desse questionamento, o Instagram diz no blog oficial:

Embora muitas pessoas sejam honestas sobre sua idade, sabemos que os jovens podem mentir sobre sua data de nascimento. Queremos fazer mais para impedir que isso aconteça, mas verificar a idade das pessoas online é algo complexo e algo que muitos em nosso setor estão lutando. Para enfrentar esse desafio, estamos desenvolvendo uma nova tecnologia de inteligência artificial e aprendizado de máquina para nos ajudar a manter os adolescentes mais seguros e aplicar novos recursos adequados à idade

Mas esse não é o único ponto de segurança a se destacar, e sim sobre aquela famosa máxima que todo pai sempre diz para o filho: “não fale com estranhos”. Mas é exatamente isso o Instagram e os seus algoritmos vão impedir; adultos serão impedidos de enviar mensagens para adolescentes que não os seguem.

E nem adianta insistir: o Instagram bloqueia mesmo. Exemplo: Fulano tem 40 anos e quer enviar uma mensagem para Sicrano, que tem 13 anos. Como Fulano não segue Sicrano, Fulano não pode enviar mensagens para Sicrano, mesmo que Fulano siga Sicrano. Qualquer interação só pode acontecer se os dois se seguirem.

Prints de telas do Instagram exibindo recursos de segurança para jovens. Impedimento de directs.

Mas… E se um adulto segue um adolescente?

Ótima pergunta! Vamos supor que Fulano e Sicrano se sigam, mas Joaquim envia várias solicitações de amigos ou mensagens para menores de 18 anos.

Vai entrar em cena essas telas aqui: na primeira, aparece uma janela perguntando se o adolescente conhece o adulto. Na segunda, entra uma notificação de segurança.

Prints de telas do Instagram exibindo recursos de segurança para jovens. Janelas de segurança.

O Instagram vai soltar essa segunda tela para alertar os destinatários em seus DMs e dar-lhes a opção de encerrar a conversa ou bloquear, denunciar ou restringir o adulto.

Outro recurso específico para os jovens é uma verificação de privacidade, que oferece um atalho para que o usuário torne sua conta privada.

Prints de telas do Instagram exibindo recursos de segurança para jovens. Atalhos de privacidade.

E é claro que temos web story sobre o assunto.

O Instagram faz a sua parte, mas é importante também que os pais também sejam vigilantes. Esses são meios importantes para proteção dos jovens que utilizam a rede social e fundamental para a saúde de qualquer rede social. Não apenas disso, mas também da vida real, que já é cruel demais às vezes.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 115: Planos de patrocínio e assinatura do site
  2. Luneta Sonora 114: Dezembro na área, planos em prática
  3. Luneta Sonora 113: Afinal de contas, planos são planos
  4. Luneta Sonora 112: Recados rápidos antes que novembro passe
  5. Luneta Sonora 111: O sorteio das cores
  6. Luneta Sonora 110: Novas séries de arte no ar

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.