O Instagram anunciou hoje que está ainda mais rigoroso com a segurança dos usuários mais jovens. Como você já deve saber, a idade mínima para entrar no Instagram é de 13 anos, mas a rede social sabe que existem jovens que mentem a idade. A partir desse questionamento, o Instagram diz no blog oficial:
Embora muitas pessoas sejam honestas sobre sua idade, sabemos que os jovens podem mentir sobre sua data de nascimento. Queremos fazer mais para impedir que isso aconteça, mas verificar a idade das pessoas online é algo complexo e algo que muitos em nosso setor estão lutando. Para enfrentar esse desafio, estamos desenvolvendo uma nova tecnologia de inteligência artificial e aprendizado de máquina para nos ajudar a manter os adolescentes mais seguros e aplicar novos recursos adequados à idade
Mas esse não é o único ponto de segurança a se destacar, e sim sobre aquela famosa máxima que todo pai sempre diz para o filho: “não fale com estranhos”. Mas é exatamente isso o Instagram e os seus algoritmos vão impedir; adultos serão impedidos de enviar mensagens para adolescentes que não os seguem.
E nem adianta insistir: o Instagram bloqueia mesmo. Exemplo: Fulano tem 40 anos e quer enviar uma mensagem para Sicrano, que tem 13 anos. Como Fulano não segue Sicrano, Fulano não pode enviar mensagens para Sicrano, mesmo que Fulano siga Sicrano. Qualquer interação só pode acontecer se os dois se seguirem.
Mas… E se um adulto segue um adolescente?
Ótima pergunta! Vamos supor que Fulano e Sicrano se sigam, mas Joaquim envia várias solicitações de amigos ou mensagens para menores de 18 anos.
Vai entrar em cena essas telas aqui: na primeira, aparece uma janela perguntando se o adolescente conhece o adulto. Na segunda, entra uma notificação de segurança.
O Instagram vai soltar essa segunda tela para alertar os destinatários em seus DMs e dar-lhes a opção de encerrar a conversa ou bloquear, denunciar ou restringir o adulto.
Outro recurso específico para os jovens é uma verificação de privacidade, que oferece um atalho para que o usuário torne sua conta privada.
E é claro que temos web story sobre o assunto.
O Instagram faz a sua parte, mas é importante também que os pais também sejam vigilantes. Esses são meios importantes para proteção dos jovens que utilizam a rede social e fundamental para a saúde de qualquer rede social. Não apenas disso, mas também da vida real, que já é cruel demais às vezes.