Função de pagamentos liberada no WhatsApp

O momento mais esperado por muita gente – desde que recebeu essa notícia, é claro – chegou. Trata-se da função de pagamentos do WhatsApp, que começou a ser liberada gradativamente para os usuários brasileiros hoje, 4 de maio. Para utilizar o recurso, vale aquela premissa que vale para qualquer novo recurso que o WhatsApp adiciona: mantenha o aplicativo atualizado, e se ainda não chegou para você, vai chegar de algum jeito. Mas vai chegar.

De uma maneira geral: se um amigo te pagar e você não tiver a função, ela será habilitada quando você for notificado desse pagamento, e assim você já pode usar. E então, conforme você for pagando os seus amigos, vai habilitar a função para eles, e eles habilitam para mais pessoas – uma literal “corrente de zap”. É aquilo: desculpa para dever dinheiro aos seus amigos não tem mais, porque de algum modo vão te cobrar. E agora contam com esse recurso.

No momento, os pagamentos acontecem entre pessoas físicas e o WhatsApp promete liberar os pagamentos para empresas em breve. Para entender como é que funciona, é bom prestar atenção no passo-a-passo a seguir, pois são vários passos para garantia de segurança dos seus dados, porque isso é algo bem polêmico e ainda rende. Importante lembrar que todo esse processo é criptografado de ponta-a-ponta, do mesmo jeito que as suas mensagens.

Para utilizar o serviço, o WhatsApp direciona o usuário para criação de uma conta no Facebook Pay, por onde o usuário adiciona o cartão de pagamento de um dos bancos que estão listados no final deste post. Pois bem, o WhatsApp, como bem disse, é do Facebook, logo, qualquer cartão é adicionado e todo o intermédio das transações são realizados no Facebook Pay.

Então, como é que funciona?

Para que você entenda melhor como é que funciona a função de pagamentos do WhatsApp, preste atenção neste passo-a-passo, descrito no site oficial do WhatsApp:

  1. Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque em Anexar > Pagamento.
  2. Toque em CONTINUAR na tela do Facebook Pay.
  3. Toque em CONTINUAR para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço e Política de Privacidade da Cielo.
  4. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay.
  5. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em AVANÇAR.
  6. Para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.
  7. Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.
  8. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV.
  9. Toque em SALVAR.
  10. Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo. Para saber como verificar seu cartão, leia este artigo.

Você também pode configurar o Facebook Pay no WhatsApp. Para isso, toque em Mais opções > Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > CONTINUAR. Você também pode adicionar cartões de crédito, mas poderá usá-los somente para enviar pagamentos para empresas.

Se você não entendeu o passo-a-passo assim, de cara, nessa descrição, você pode entender melhor como funciona neste vídeo do próprio WhatsApp.

Quais cartões posso usar?

Então, já pode utilizar o serviço de pagamentos quando estiver liberado no seu celular quem tiver cartões pré-pagos, débito ou múltiplos de um desses bancos abaixo:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Ainda não entendeu como funciona?

E então, depois de toda a explicação acima, você ainda não entendeu como funciona? Não se preocupe.

Posso escrever outros posts sobre a função de pagamentos, quando necessário for, porque de início pode assustar e é necessário se aprofundar. O importante é fazer as pessoas compreenderem como é que funciona, afinal é mais um assunto que vai render por envolver duas coisas que todo mundo lida: WhatsApp e dinheiro. E esse assunto rende bem.

E se você quiser receber mais posts como esse, assine A Luneta, a newsletter do blog. Tem muita coisa que você pode descobrir aqui no blog sobre aqueles assuntos que você tem dúvida, principalmente sobre tecnologia e publicidade, afinal essas coisas parecem complicadas, mas simplificando se ajuda.

E ah, tem mais uma coisa: tô preparando também newsletters personalizadas para quem tiver dúvidas e quiser receber respostas personalizadas. Porque os leitores merecem o melhor tratamento possível.

E encerrando o post, aproveite a função de pagamentos se já chegou para você. Qualquer dúvida, haverão outros posts. E outras stories.

2 comentários em “Função de pagamentos liberada no WhatsApp”

  1. Edite Adelaide Da Silva Lima

    Amei a forma de pagamento assim como todos os recursos do whatsapp. Mas como faço para começar a fazer pagamento e transferência bancária pelo whatsapp? não entendi nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como arquivar conversas no WhatsApp Contando stories de um novo jeito Recursos que estão chegando no WhatsApp Recursos de segurança do Instagram Bug da câmera do WhatsApp resolvido Backups mais seguros no WhatsApp WhatsApp em quatro dispositivos O bug da câmera do WhatsApp Fotos em alta qualidade no WhatsApp?! O Instagram não é mais uma rede social de fotos?! Como ganhar dinheiro no TikTok Mídias autodestrutivas no WhatsApp?!