FORTES EMOÇÕES

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos (ou seja, o campeão é aquele que tiver o maior número de pontos acumulados durante todo o campeonato), nunca se viu um título tão disputado. Eram quatro equipes disputando o título brasileiro de 2009 e no fim o Flamengo levantou a taça. O Internacional ficou com o vice-campeonato e os outros times que vão para a Libertadores junto com o Corinthians (que ganhou a Copa do Brasil, que dava direito ao vencedor de ir para a competição) são o São Paulo e o Cruzeiro.

O Cruzeiro e o Internacional, que diga-se de passagem, entraram raspando na Libertadores, pois pouca gente dava os dois clubes como classificados para a competição. O Palmeiras, que até rodadas atrás já era quase campeão brasileiro, não ficou entre os quatro primeiros colocados do campeonato. Ficou na quinta posição, deve disputar a Copa Sul-Americana.

Os times rebaixados foram os pernambucanos Náutico e Sport, que já estavam rebaixados há duas rodadas (o Náutico caiu na rodada anterior a final). Ganharam a companhia de Santo André e Coritiba. O Fluminense, até então quase rebaixado, saiu da zona. E o Botafogo também conseguiu escapar da zona. Assim, o Rio de Janeiro pode contar com seus quatro representantes na série A do campeonato, uma vez que o Vasco, rebaixado para a série B ano passado, voltou a primeira divisão. E trouxe junto Ceará, Atlético Goianiense e Guarani, que também irão jogar na elite no ano que vem.

Curiosidade: mesmo morando em João Pessoa, na Paraíba, foi muito frequente encontrar hoje homens e mulheres de todas as idades com camisas do Flamengo de todos os tipos. Não havia um bar que não tivesse uma televisão ligada no jogo. Na Praça da Paz, nos Bancários, havia a maior concentração de torcedores do time carioca. 200 pessoas, umas quatro televisões e um carro de som que, em vez de tocar música, tocava o áudio do jogo contra o Grêmio, de uma rádio AM.

E assim termina o ano de 2009 no futebol, cheio de fortes emoções. Imagina então no ano que vem, que além de tudo isso é ainda o ano da Copa do Mundo. 2010 também promete fortes emoções no futebol brasileiro.

Compartilhe este post