Você já conhece os grupos do WhatsApp, aqueles que você adiciona até 256 pessoas e juntos falam de um monte de coisas que vocês têm em comum. Mas ainda não deve ter ouvido falar nas comunidades, que seria o próximo, posso dizer assim, recurso de impacto que o WhatsApp pretende implementar.
Não tem como saber do que se trata. Quem destrinchou essa de princípio foi o site XDA Developers, que postou algumas linhas de código do que encontrou no beta mais recente do WhatsApp, com adição de pessoas e tudo mais. Mas peraí, isso não seria o recurso de grupos? Sim, mas tem linhas que o vinculam a eles, o que leva a crer que seria uma outra categoria.
Algo tipo os canais do Telegram, por exemplo. Lá você tem os grupos – onde aliás você pode adicionar até 200 mil pessoas -, mas tem os canais. Por exemplo: nos canais eu posso fazer automações (bots), como os de postar automaticamente conteúdo do blog – você pode conferir em t.me/blogjosivandroavelar.
E isso com direito a convites que os administradores podem enviar para os usuários. Mas peraí, isso não já tem nos grupos?
O mistério está nas (entre)linhas
Logo, por algumas dessas linhas aqui publicadas no XDA Developers, o que podem ser essas comunidades, hein?
O WABetaInfo, que sempre antecipa recursos que estão por vir no WhatsApp, se pronunciou. Diz que pode ser – pode ser, ainda é especulação – algo que agregue vários grupos, tipo… Eles explicam melhor do que eu:
Alguém vazou “Comunidade”, em desenvolvimento para o WhatsApp. Queríamos esperar por algumas capturas de tela para apresentá-lo. Comunidade é uma forma de os usuários organizarem melhor seus grupos do WhatsApp. Nada mais, não é algo como Twitter e Facebook. As atualizações virão em breve…
Tudo ainda está na base da especulação. Qualquer novidade será comunicada. Mas de qualquer maneira, o que que podem ser essas comunidades do WhatsApp, hein?