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Como funciona a pesquisa do Instagram (explicado pelo CEO)

O CEO do Instagram explicou como funciona a ferramenta de pesquisa do Instagram. E deu até dicas para você aparecer nela.
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O CEO do Instagram, Adam Mosseri, voltou a aparecer nas suas redes sociais, dessa vez falando sobre como funciona a ferramenta de pesquisa do Instagram. E é um post muito bem explicado, aqui está o link, mas para você entender em bom português e de uma maneira mais simples na medida do possível, destrinchei o post e trago os destaques para você.

Afinal, se você está curioso para saber como é que esse funciona e como você pode ser facilmente localizado no Instagram, fica por aí e descubra. Porque tem algumas dicas que podem te ajudar a aparecer nos resultados de pesquisa com rapidez. Afinal, as pessoas querem te encontrar!

Então, para começar a falar: sim, até os algoritmos te ajudam na pesquisa. E por isso o Instagram ensina de certo modo como aparecer nos resultados com prioridade, fazendo com que as pessoas realmente achem o seu perfil quando procuram. E isso de certo modo ajuda no ajuste desses algoritmos, pois você está definindo os seus interesses ali.

Palavras dizem tudo. E elas são a chave

No exemplo ilustrado pelo Instagram no blog oficial, ele mostra que quando você começa a digitar “espaço” (aqui em inglês, space), o Instagram mostra contas, áudio, hashtags e lugares que correspondem ao texto da sua pesquisa. Neste caso, resultados como @space e #space aparecem porque “space” aparece em seu nome.

Veja o exemplo acima ilustrado:

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E lá estão eles de novo, os sinais. Lembra que o Instagram falou de sinais nos algoritmos? Então, o Instagram – e os pontos abaixo são palavras da rede social – define os sinais mais importantes na pesquisa, em ordem de relevância, como:

  • Seu texto em pesquisa. O texto que você digita na barra de pesquisa é de longe o sinal mais importante para pesquisa. Tentamos combinar o que você digita com nomes de usuário relevantes, bios, legendas, hashtags e lugares.
  • Sua atividade. Isso inclui contas que você segue, postagens que você viu e como você interagiu com contas no passado. Geralmente mostramos contas e hashtags que você segue ou visita mais alto do que as que você não faz.
  • Informações sobre os resultados da pesquisa. Quando há muitos resultados potenciais, também olhamos para os sinais de popularidade. Estes incluem o número de cliques, curtidas, compartilhamentos e follows para uma determinada conta, hashtag ou lugar.
O Instagram te ajuda a aparecer na pesquisa

Pegue papel e caneta, opa… não, aqui não é uma televisão. Você só precisa dar um print ou imprimir essas dicas ou salvar nos favoritos, afinal, isso é mole num texto escrito como esse. Essas são as práticas recomendadas pelo Instagram para ajudar você a aparecer nos resultados de pesquisa:

  • Use um nome de usuário e nome de perfil adequados. Os resultados da pesquisa são combinados com texto. Usar um nome de usuário do Instagram ou nome do perfil relacionado ao conteúdo de suas postagens é a sua melhor aposta para aparecer em pesquisas relevantes. Se seus amigos ou fãs o conhecem por um determinado nome, inclua esse nome em seu nome de usuário ou perfil para que você possa aparecer quando eles procurarem por você.
  • Inclua palavras-chave e locais relevantes em sua biografia. O mesmo princípio aqui. Certifique-se de que sua biografia inclua palavras-chave sobre quem você é e sobre o que é o seu perfil. Se sua conta for específica para uma pequena empresa, compartilhar sua localização em sua biografia pode tornar mais fácil para as pessoas da sua área encontrá-lo.
  • Use palavras-chave e hashtags relevantes em legendas. Para que um post seja encontrado na pesquisa, coloque palavras-chave e hashtags na legenda, não nos comentários.
As Diretrizes da Comunidade também valem na pesquisa

Do mesmo jeito que o Instagram te ajuda a aparecer nas pesquisas, tenta ocultar quem não se enquadra nas Diretrizes da Comunidade, não dando a mínima margem para quem usa o Instagram para espalhar spam, desinformação e tal. Citação do blog oficial:

Contas que postam spam ou violam nossas diretrizes podem aparecer mais baixas nos resultados de pesquisa, e você pode ter que pesquisar seu nome de usuário completo para encontrá-los. Também equilibramos pesquisas de tópicos sensíveis com medidas adicionais de segurança para garantir que não mostremos conteúdo relacionado que possa ser prejudicial. Contas, hashtags e postagens que violam nossas Diretrizes da Comunidade são totalmente removidas do Instagram, o que os impede de aparecer na Pesquisa.

Para algumas palavras-chave, o Instagram faz recomendações mais específicas, como pop-ups de informação para pesquisas confidenciais. Um exemplo que o Instagram ilustra:

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Melhorias na pesquisa

O Instagram ainda está melhorando a ferramenta de pesquisas, que em breve lançará uma série de melhorias projetadas para inspiração e descoberta, para fazer que a ferramenta de pesquisa do Instagram seja mais do que apenas uma descoberta de contas e hashtags.

Um desses exemplos o Instagram praticamente entregou no post e está ilustrado abaixo: vai exibir nos resultados de pesquisa conteúdo onde as palavras-chave apareçam ou que com elas estejam relacionadas. Nesse exemplo que o Instagram mostrou no post, de novo usando a palavra space (espaço) isso fica melhor explicado.

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Pois bem, você tem neste post praticamente todas as dicas que você precisa seguir para aparecer nos resultados de pesquisa do Instagram usando dicas e estratégias. Vou compartilhar também nas mídias sociais, em especial no Instagram, porque lá é mais fácil que você leia o conteúdo e aplique essas dicas. Que não valem só para o perfil, mas também para o que nele você posta.

E por falar em redes sociais, lógico que tô por lá no Instagram. Apesar do caminho mais fácil ser clicando aqui, afinal tô escrevendo num lugar que me permite postar links, você pode me encontrar, quem sabe, nos resultados de pesquisa. Porque eu segui todas as dicas e você também pode conseguir bons resultados.

E o mais importante: produza. Porque perfil nenhum é algo sem conteúdo.


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