Como funciona a verificação de contas do Instagram (explicado pelo Instagram)

Você certamente só deve me conhecer agora. Mas se eu fosse uma personalidade conhecida, certamente teria o famoso “selo azul” do Instagram. Como eu ainda não sou, só no meu veículo próprio você sabe que o meu perfil oficial é @josivandroavelar. A rede social esclareceu em seu blog oficial como é que funciona o seu sistema de verificação de contas.

Esse sistema de verificação funciona para dar credibilidade as fontes, ou seja, provar que aquela conta é daquela pessoa notável ou famosa. Leia bem: notável. Não basta ser conhecido na rede social, tem que ser conhecido fora dela, e é isso que o Instagram leva em conta para verificar um perfil, afinal, não adianta ser verificado e ninguém te conhecer, não é?

Esse processo é até fácil, na teoria, porque na prática é bem burocrático, principalmente por causa dos critérios que o Instagram usa para verificar um perfil, ou seja, provar que aquele perfil é de uma personalidade notória. Você pode solicitar o selo azul no próprio aplicativo, mas não é uma garantia de que o Instagram vai aprovar o processo.

Como, então, essa verificação funciona?

O Instagram detalha que, para uma conta ser verificada, ela precisa logicamente seguir os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade, além de se enquadrar nos requisitos a seguir:

  • Sua conta deve representar uma pessoa real, empresa ou entidade registrada.
  • Sua conta deve ser a presença exclusiva da pessoa ou empresa que representa. Entidades notáveis (por exemplo, animais de estimação ou publicações) também são elegíveis.
  • Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas do idioma.
  • Sua conta deve ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e pelo menos uma postagem.
  • Sua conta deve representar uma pessoa, marca ou entidade bem conhecida e altamente pesquisada.

E é importante lembrar do que o Instagram leva em conta além desses requisitos para a verificação. Em uma definição básica, ser notícia conta. Como conta o blog do Instagram:

Verificamos contas que aparecem em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo pago ou promocional como fontes de notícias. No Instagram e no Facebook, recentemente expandimos nossa lista de fontes de notícias para incluir veículos mais diversos, incluindo aqueles da mídia Black, LGBTQ +, Latinx adicionais e incluindo mais veículos de todo o mundo, por exemplo. Com as atualizações que fizemos, as pessoas agora também podem compartilhar informações sobre seu público, a região em que são mais populares, e adicionar até cinco artigos de notícias para ajudar nossas equipes a ter mais contexto ao revisar as inscrições.

Qualquer um pode solicitar, mas não é todo mundo que ganha

Repare na tela abaixo que além dos demais requisitos, o Instagram permite que você compartilhe cinco notícias das quais você tenha envolvimento direto. E é aí que entra o critério da notoriedade fora da rede social. É tipo como se fosse uma chancela de que sim, você é conhecido fora das redes sociais.

Por exemplo: eu não poderia compartilhar publicações do meu próprio blog, mas se eu, por exemplo, der uma entrevista para o G1, UOL, Jornal da Paraíba, enfim, qualquer órgão de imprensa, isso conta, é fonte de notícias. Só que eles vão ver se eu apareço frequentemente na mídia, ou seja, se sou realmente notável. Caso contrário, você não é verificado pela rede social.

Telas de solicitação de verificação de contas do Instagram. Fim da descrição.
Para solicitar a verificação da conta do Instagram, vá em Configurações > Conta > Solicitar verificação.
Instagram lembra: selo azul não é endosso

Bom uso é tudo até nos privilégios. Afinal, o que o Instagram te lembra na concessão do selo azul? Que ele não te dá respaldo para você fazer o que quiser nem te confere vantagem no algoritmo. Deixa que eles explicam melhor:

Simplificando, a verificação sinaliza autenticidade e notabilidade. Não é um endosso da nossa parte, e ser verificado não significa que seu conteúdo seja favorecido por nossos sistemas em termos de onde seu conteúdo é exibido. Tentamos garantir a imparcialidade no processo de solicitação de verificação, contando com fontes como cobertura da imprensa confiável e examinando o impacto cultural da pessoa. Por exemplo: eles são atualmente uma grande parte do que as pessoas em sua comunidade estão falando? Eles se tornaram virais recentemente?

Blog do Instagram

E por essa sujeição as regras entenda que qualquer violação custa o selo. E que é necessário proteger a conta com a verificação de duas etapas visto que a conta pode ser visada por crackers. O nome da conta não pode ser mudado (o user sim) e essa verificação não pode ser transferida para outra conta (começa o processo todo de novo se quiser ser verificado). Se o Instagram descobrir que a verificação foi feita de forma maliciosa ou que há venda de contas verificadas, ela irá tomar medidas.

Quer ser notado? Se esforce para isso!

E bem, vocês entenderam neste post como é que funciona o processo de verificação do Instagram. Trabalhe incessantemente, produza conteúdo de valor. Assim você consegue a notoriedade que você busca. A notoriedade e a relevância são levadas em conta pelas redes sociais para a verificação de perfis.

E é necessário muito. Ter seu blog é um bom começo, mas ainda não é tudo. Isso você consegue crescendo. Para isso, mantenha o foco.

Aproveite e siga-me no Instagram. Você estará acompanhando a minha trajetória e vai se lembrar dos meus passos. Como vou me lembrar do seu começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Criando figurinhas no WhatsApp Web Oculte palavras e frases nos comentários do Instagram Como postar fotos com música no Instagram Como mudar o número do telefone no WhatsApp Download automático de mídias no WhatsApp