Image

Como criar um carrossel colaborativo no Instagram

Aprenda como utilizar o novo recurso de carrossel colaborativo no Instagram, que permite que você poste fotos ou vídeos nas publicações de outras pessoas.
, ,

Estavam com saudade das minhas web stories sobre redes sociais? Pois trago hoje uma novidade sobre um recurso novo que está chegando aos poucos no Instagram – inclusive nas minhas contas isso já chegou e eu mostro para vocês. É sobre o carrossel colaborativo no Instagram, e nada melhor do que uma web story para vocês entenderem como é que funciona.

Mas antes de explicar, que recurso é esse? O recurso de carrossel colaborativo no Instagram permite que você poste fotos ou vídeos nas publicações de outras pessoas, lembrando que quem publicou o carrossel modera as publicações que vão ao ar, ou seja, o autor pode aprovar ou recusar sua foto, até para não virar bagunça.

Este é um recurso que funciona muito bem para o engajamento da sua audiência, principalmente quando você quer propor desafios para o seu público, por exemplo, de postar no carrossel – que é praticamente infinito – fotos de qualquer coisa. Lembrando, lógico, que a ferramenta é moderada e você pode aprovar ou reprovar as fotos que seu público adicionar ao carrossel.

Você está pronto para engajar a sua audiência? Esse é um recurso muito bom justamente para isso. Você pode desafiar seu público a postar fotos com o seu produto, fotos sobre um determinado modelo de automóvel, fotos sobre feriado, fim de semana, enfim, você tem várias ideias à sua disposição para empregar com o carrossel colaborativo.

Siga as dicas a seguir para criar o seu carrossel colaborativo no Instagram:

1 – Quando você postar um carrossel, selecione esta opção indicada na seta, que permite que outras pessoas adicionem conteúdo a esta.

Screenshot_20240425_122109_Instagram

2 – Estas regras devem aparecer para quem for usar o recurso pela primeira vez. Leia-as atentamente e prossiga.

Screenshot_20240425_123046_Instagram

3 – Com a opção de carrossel colaborativo selecionada, deve aparecer uma janela no final do carrossel. Importante lembrar que o carrossel colaborativo não funciona com posts colaborativos, aqueles que você marca outro perfil para que apareça no feed. 

Screenshot_20240425_122324_Instagram

4 –  Se desejar, o usuário pode adicionar um prompt, ou seja, o que ele quer ver no carrossel, em “Adicionar um prompt opcional”, que deverá aparecer como um rótulo acima do user na publicação.

Screenshot_20240425_123853_Instagram_cropped

5 – Depois dos passos anteriores seguidos, poste o carrossel. Você ainda pode adicionar imagens se quiser. Elas ainda podem ser curtidas individualmente pelos usuários.

Screenshot_20240425_122432_Instagram

6 – O usuário que quiser postar uma foto ou um vídeo no carrossel colaborativo deve rolar o carrossel até o final e encontrar esta janela. Para adicionar a publicação, deve tocar no botão azul.

Screenshot_20240425_122442_Instagram

7 – O usuário adiciona uma foto ou um vídeo na publicação. Pode fazer isso mais de uma vez se assim quiser, repetindo o processo com uma foto ou vídeo de cada vez. Lembrando que existe um limite de 20 publicações por carrossel; passou disso, o botão azul é automaticamente desabilitado para todo mundo.

Screenshot_20240425_125016_Instagram

8 – Importante lembrar que o recurso é moderado por quem criou o carrossel, logo, o usuário envia a foto ou vídeo para a aprovação do autor, só indo ao ar se ele aprovar.

Screenshot_20240425_125030_Instagram

9 – Enquanto a foto ou vídeo não é aprovada pelo autor do carrossel, ela aparece assim, esbranquiçada.

Screenshot_20240425_125043_Instagram

10 – O usuário deve receber uma notificação e uma mensagem no DM informando que uma foto foi adicionada ao seu carrossel colaborativo, de modo que ele revise e aprove (ou não).

Screenshot_20240425_125401_Instagram_cropped

11 – Toque na mensagem ou na imagem da DM para aprovar ou reprovar a foto enviada para o seu carrossel colaborativo.

Screenshot_20240425_125415_Instagram

12 – Esta mensagem vai aparecer na primeira vez que você aprovar ou recusar uma imagem. Leia atentamente antes de aprovar ou recusar.

Screenshot_20240425_125427_Instagram

13 – Se você aprovou a publicação, ela já aparece para todos que visualizarem o seu carrossel colaborativo. Além do final do carrossel, o usuário pode tocar no botão “Adicionar” no topo do carrossel para adicionar sua foto ou vídeo. Lembrando novamente que o limite é de 20 publicações por carrossel.

Screenshot_20240425_125512_Instagram_cropped

Esses prints eu tirei na semana passada, quando eu me dei conta de que o recurso estava disponível e fiz um carrossel no Luneta Sonora – que está no ar – para testar. Com esses prints, hoje o negócio foi feito na base da força-tarefa, e você confere na web story da semana o passo a passo para fazer um carrossel colaborativo no Instagram.

Aproveite o recurso e crie desafios de compartilhamento de imagens, como fotos e vídeos de um modelo de carro, de um dia na praia, de uma viagem inesquecível, enfim, essas são sugestões simples que você pode adaptar do seu jeito, o importante é engajar a sua audiência, e esse recurso é uma mão na roda para ajudar.

Podem aguardar que vem mais web stories da semana com dicas e notícias sobre redes sociais! E até mesmo web stories fora da semana, que serão dadas a qualquer momento no terceiro post de algum dia, menos naqueles que já estão ocupados. Afinal, eu quero aproveitar ainda mais os recursos e compartilhar com vocês.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.