Image

Como criar um canal no WhatsApp

O recurso de canais do WhatsApp está disponível. Os usuários já podem seguir canais, e mais para frente, poderão criar canais. Veja como o canal deste site no WhatsApp nasceu.
, ,

A web story da semana volta aos bons tempos das dicas e tutoriais no WhatsApp. E ensina como criar um canal no aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Afinal, creio que está todo mundo interessado em saber como é que se faz um canal no WhatsApp, não é? Então vamos lá.

O recurso de canais do WhatsApp foi lançado no início de setembro no Brasil – fora do país foi lançado já faz um bom tempo. Inicialmente foram lançados canais dos grandes players de mídia e influenciadores digitais. Gradualmente o recurso vai chegando para todo mundo, se não já chegou.

Na quarta-feira passada, criei o canal do Site Josivandro Avelar, que já está no ar e sendo atualizado diariamente. Por ora, eu faço a gerência do canal sozinho, até porque o WhatsApp não adicionou suporte para múltiplos administradores nos canais se assim eu quisesse. Já temos aqui uma deficiência que o WhatsApp precisa resolver.

Inclusive, só o administrador, que por enquanto é apenas aquele que criou o canal, pode alimentá-lo com os conteúdos. A única coisa que o usuário pode fazer ao receber as mensagens é reagir como se estivesse reagindo a uma mensagem, com a diferença de que não haverá menção de usuários, apenas a contagem de reações.

Para a grande maioria dos usuários, ainda não está ativa a possibilidade de criar um canal. Para mim, a possibilidade de criar um canal chegou na minha conta do WhatsApp Business. Quando esta funcionalidade estiver disponível, você poderá criar vários canais, e eu printei toda a criação do canal do site, como você pode ver abaixo, na web story da semana.

Importante lembrar que a lista dos canais do WhatsApp aparece na aba de atualizações do aplicativo – a do meio, a mesma onde estão os status, agora dispostos em círculos organizados na horizontal tal qual os stories do Instagram – e não na aba de conversas.

Aba de atualizações do WhatsApp.

O usuário tem a opção de ser notificado das atualizações do canal, que vem desativada por padrão. A ativação das notificações está simbolizada pelo sininho no cabeçalho após o usuário tocar em “Seguir”. Por ora, só existe a possibilidade de postar imagens e links, outras funcionalidades serão adicionadas ao longo do tempo e conforme as necessidades que forem sendo identificadas.

O usuário ainda pode procurar por canais para seguir através de uma lista na parte inferior, que apresenta as sugestões e os canais mais seguidos, além de contar com um mecanismo de busca embutido, caso ele não encontre o canal preferido já de cara.

E por último, mas não menos importante: ninguém vai saber quem segue o canal, nem muito menos quem está atualizando. Não existe acesso aos contatos nesse recurso. O administrador só vai saber quem segue o canal entre os seus contatos, mas eles não sabem quem está administrando.

Importante também lembrar que o recurso de canais não possui criptografia de ponta a ponta tal qual as mensagens e grupos, ou seja, o WhatsApp estará moderando os canais e pode derrubar o canal se este violar os termos de serviço, no que analisa os casos se receber denúncias dos usuários.

Você já notou que o assunto é bem extenso. Quando a possibilidade de criação dos canais já estiver disponível, leia atentamente este post, siga as dicas da web story da semana, e aproveite o recurso. Se ainda não chegou para você, não esqueça de manter o aplicativo do WhatsApp atualizado na última versão, para receber esse recurso e outros que vierem no futuro.

E ah, não esqueça de seguir o canal do site no WhatsApp!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.