Backup no WhatsApp pode ser limitado no Google Drive

Hoje em dia, o backup do WhatsApp para Google Drive – para usuários do Android – não conta no espaço de armazenamento que você tem no serviço, quer você pague ou não o serviço do Google. Isso confere uma vantagem em relação ao iOS – a Apple limita o tamanho do backup. Pois bem, isso pode mudar.

O WhatsApp programa um recurso que vai permitir que o usuário exclua determinados tipos de mensagens do backup, de modo que não vá todo o conteúdo e só o que ele quer. Isso porque a cota de armazenamento deve ser limitada no Google Drive, a saber ainda sobre o que ainda pode acontecer.

Os primeiros movimentos

A ideia seria economizar esse espaço de armazenamento. Ou dizendo em outras palavras, limitar esses backups a apenas o essencial, de modo que você não precise fazer de tudo. Essa já era uma desconfiança levantada pelo WABetaInfo, que esmiuçou os códigos e é a fonte destas informações. Eles só precisaram de uma coisa para ter certeza do rumor.

Imediatamente percebemos que havia algo estranho: os backups do WhatsApp não contam mais com a nossa cota de armazenamento do Google Drive, então por que o WhatsApp estava planejando lançar um recurso semelhante?

WABetaInfo

Pois bem, a desconfiança se traduz em código e o código que eles encontraram foi esse aí:

Código da página de configuração de backup com novidade em relação a cota do Google Drive. Print: WABetaInfo
Repare na linha 17 do print do WABetaInfo.

A tradução em português desse último código acima é essa aqui (onde você lê %1$s, interprete como tamanho em número do backup):

Faça backup de %1$s seus dados no Google Drive para que suas mensagens e mídia (como fotos, vídeos e arquivos) fiquem disponíveis se você trocar de telefone

Só o básico no seu backup

Ainda não tá bem claro o que o Google pretende fazer, mas basicamente é isso e o WhatsApp se preparou. Temos certeza de que você não usa backups tão grandes no seu telefone e faz a limpeza do que você considera desnecessário – caso não saiba este blog vai ensinar, deixem eu me programar.

E é claro que eu coloquei o assunto como web story. Caso não consiga visualizar, clique aqui.

Este é mais um código do beta, sendo este um recurso em desenvolvimento, sem previsão de disponibilidade a curto prazo. A aguardar os próximos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos