As cores do pôr do sol

O pôr do sol desse verão em João Pessoa tem um colorido especial. Já vinha notando isso há dias. Os fins de tarde de janeiro têm tons de laranja. Isso me chamou atenção, pois nunca tinha visto o céu assim. O motivo de tudo isso está do outro lado do mundo. Tão distante de nós, mas será que o Planeta Terra é tão grande? Pode não ser tão grande, mas é redondo.

Você deve se lembrar do vulcão submarino de Tonga, no Oceano Pacífico, ou seja, do outro lado do mundo. Ele entrou em erupção no dia 14 de janeiro, gerando tsunamis de pelo menos 1,5 metro em alguns países da costa do Pacífico, como a própria Tonga e até chegando aos Estados Unidos. Porém o vulcão soltou muita cinza, e essa cinza viajou o planeta até chegar no outro lado do mundo, gerando a coloração na atmosfera.

E por conta disso, a cinza pintou o pôr do sol de laranja – ou de vermelho, coisa assim. Tinha tirado fotos do pôr do sol há umas duas semanas, mas não passava pela cabeça a associação com um fenômeno tão longe daqui. Mas sim, é isso mesmo.

Um pôr do sol em tons de laranja.

E assim os efeitos especiais da natureza irão durar alguns meses até que as cinzas se dissipem e o verão do nosso hemisfério seja outono, inverno…

É a natureza provando que a Terra é redonda. 2022 e ainda tem gente que duvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos