Aqui tem organização: a grade de programação 2022 do Blog Josivandro Avelar

Os quase 60 dias de regularidade desde dezembro do ano passado no blog e nas mídias sociais me inspiraram um novo desafio justamente para manter essa regularidade. Mas como eu ia fazer isso? Trazendo novos desafios, refazendo desafios, enfim, tudo é um grande desafio dentro de um desafio – tá bom, não vou repetir mais essa palavra, mas aviso: será um mantra. Com esse propósito, criei a grade de programação do Blog Josivandro Avelar.

Alguns dias de planejamento, outros tantos de pensamento, alguns outros de “o que é que eu vou fazer?”. Eu precisava criar uma rotina aqui no blog. Mas como eu poderia garantir conteúdo por uns bons tempos? Resolvi então criar uma estratégia de trabalho, e para isso precisava fazer uma grade de programação; independente do que vier a acontecer ou se uma novidade surgir, há temas de posts que terão dia fixo de ir ao ar. Assim poderia garantir essa regularidade.

Compromissos anotados – ou melhor, digitados – na agenda

Com o reforço do Google Tarefas, apresento a vocês a grade de programação de 2022 do Blog Josivandro Avelar que começou na semana passada. Mas eu só consegui colocar no ar hoje, terça-feira, só para dizer que eu postei alguma coisa no blog num dia de terça-feira, que é espaço vago na programação do blog. Ainda. Eu ainda vou procurar alguma coisa para complementar a agenda, porque espaço em branco é algo que eu não quero deixar. Mas em algum momento era necessário começar.

Essas tabelas que você vê abaixo são preliminares. E sim, elas são públicas, já que a programação será perceptível e porque a minha ideia é preencher os espaços vagos e garantir uma regularidade no blog e nas mídias sociais. Além disso, a ideia também é fazer uma frente de produção para garantir material por um bom tempo, de modo a ter sempre algum post no rascunho quando precisar.

E a grade de programação?

Mas e a grade de programação do blog? Ela já foi montada, eu coloquei tudo nos lembretes de tarefas, e agora sim eu não vou me esquecer de nada. Essa grade nem precisou ser lançada porque já está valendo, mas você nem deve ter notado que a partir de um post, ela começou a ser colocada em prática. E foi.

A nova grade de programação do blog começou a valer no dia 2 de fevereiro, quando foi ao ar a volta da minicoluna, e segue essa regularidade que você vê abaixo. Assim, toda semana terá um post garantido de um determinado tema.

Então, prontos para a nova programação 2022? Segue abaixo a grade de programação do Blog Josivandro Avelar – e de suas mídias sociais. Justamente para um dia preencher os espaços em branco, ela está sujeita a alterações. Um desses espaços em branco é justamente o dia de hoje, terça-feira. Mas os demais tem temas determinados, o que não impede que outros posts entrem no ar também – a ideia é garantir que a cada dia um post esteja no ar.

Agenda do blog

Dia da semanaAtividade
DomingoCrônicas de Domingo
Segunda-feira#ContentTalks
Terça-feiraWeb story da semana*
Quarta-feiraMinicoluna
Quinta-feiraVamos conversar sobre transporte?
Sexta-feiraLuneta Sonora
Sábado#96folhas
A semana no blog

Pode ir ao ar em qualquer dia: destaques da meia-noite e madrugada – eu não falei “a qualquer hora” porque os horários dos destaques estão nos nomes – e notícias sobre redes sociais – essas sim podem ir ao ar a qualquer hora, a qualquer momento.

*As web stories podem ir ao ar em qualquer dia, mas na segunda-feira elas são impreteríveis.

Agenda de mídias sociais, com base no Instagram – alimentando as outras mídias

Dia da semanaAtividade
Domingo
Segunda-feiraDivulgação- #ContentTalks
Terça-feiraDivulgação do episódio do podcast Luneta Sonora
Quarta-feiraClássicos do Blog Josivandro Avelar
Quinta-feira#tbt
Divulgação do post mais recente do “Vamos conversar sobre transporte?”
Sexta-feiraDivulgação do episódio do podcast Luneta Sonora
Sábado#96folhas
Divulgação- A semana no blog

Pode ir ao ar em qualquer dia: notícias sobre redes sociais e outras aleatoriedades.

Coloque na sua agenda!

Como pretendo preencher todos os dias da semana com alguma coisa na agenda, ela ainda pode ser modificada, afinal nada está fechado ainda. Repare que as segundas e terças ainda estão vagas no blog, bem como os mesmos dias nas redes sociais fora o próprio domingo. Afinal, o que eu não quero são espaços em branco.

Agora que montei a grade de programação, sem esquecer que ela ainda não está fechada por causa dos espaços em branco, você já pode se guiar para não se perder no blog que é a luneta de um planeta. E tem vários modos de acompanhar, além de colocar na sua agenda.

Não esqueça de assinar A Luneta, o newsletter do blog. Após você assinar, você terá e-mails na sua caixa de entrada nas segundas, quartas e sextas bem cedo, para você não perder nenhum post do blog. Mas não é só isso. Além da newsletter, você também pode assinar as notificações push que tem aqui do lado esquerdo e receber os posts no instante em que eles vão ao ar, direto do celular ou computador.

Além do próprio blog, é importante também acompanhar as redes sociais, porque vai ter conteúdo todos os dias. Acompanhe as minhas mídias aqui e siga onde tiver conta, afinal, todo trabalho vale a pena quando você prestigia com a sua audiência.

E ah, se você tem a vida atribulada e precisa se organizar, não perca a oportunidade de organizar os seus compromissos! Use agenda, Google Agenda, Google Tarefas, qualquer coisa, mas se mantenha organizado sempre. Pessoas regradas nunca transgridem as suas próprias regras, porque não tem nada melhor do que se organizar na vida.

Atualizado em 07/03/2022 com a inclusão da série “#ContentTalks” e ajustes na agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos