Hoje em dia, o backup do WhatsApp para Google Drive – para usuários do Android – não conta no espaço de armazenamento que você tem no serviço, quer você pague ou não o serviço do Google. Isso confere uma vantagem em relação ao iOS – a Apple limita o tamanho do backup. Pois bem, isso pode mudar.
O WhatsApp programa um recurso que vai permitir que o usuário exclua determinados tipos de mensagens do backup, de modo que não vá todo o conteúdo e só o que ele quer. Isso porque a cota de armazenamento deve ser limitada no Google Drive, a saber ainda sobre o que ainda pode acontecer.
Os primeiros movimentos
A ideia seria economizar esse espaço de armazenamento. Ou dizendo em outras palavras, limitar esses backups a apenas o essencial, de modo que você não precise fazer de tudo. Essa já era uma desconfiança levantada pelo WABetaInfo, que esmiuçou os códigos e é a fonte destas informações. Eles só precisaram de uma coisa para ter certeza do rumor.
Imediatamente percebemos que havia algo estranho: os backups do WhatsApp não contam mais com a nossa cota de armazenamento do Google Drive, então por que o WhatsApp estava planejando lançar um recurso semelhante?
WABetaInfo
Pois bem, a desconfiança se traduz em código e o código que eles encontraram foi esse aí:
A tradução em português desse último código acima é essa aqui (onde você lê %1$s, interprete como tamanho em número do backup):
Faça backup de %1$s seus dados no Google Drive para que suas mensagens e mídia (como fotos, vídeos e arquivos) fiquem disponíveis se você trocar de telefone
Só o básico no seu backup
Ainda não tá bem claro o que o Google pretende fazer, mas basicamente é isso e o WhatsApp se preparou. Temos certeza de que você não usa backups tão grandes no seu telefone e faz a limpeza do que você considera desnecessário – caso não saiba este blog vai ensinar, deixem eu me programar.
E é claro que eu coloquei o assunto como web story. Caso não consiga visualizar, clique aqui.
Este é mais um código do beta, sendo este um recurso em desenvolvimento, sem previsão de disponibilidade a curto prazo. A aguardar os próximos capítulos.