O Instagram fez mais um desses posts esclarecedores sobre ferramentas e recursos da rede social, e diferente do blog, essa foi pelo próprio Instagram mesmo. É sobre o uso de hashtags na rede social. Tudo o que você queria saber, até te contaram, mas até quem contou ficou surpreso.
Finalmente você vai saber quantas e que tipo de hashtags usar, porque é o Instagram que está dizendo como, em seu perfil de creators.
Para começar, o texto está em imagens em inglês, mas usei o app do Google Tradutor, que permite traduzir imagens. E então…
Agora você vai entender as práticas recomendadas do uso de hashtags, ou seja, o que fazer e o que não fazer na escolha e postagem das hashtags do Instagram.
Para começar, quais são as práticas recomendadas?
Use hashtags que sejam relevantes ao tema do seu conteúdo;
Verifique quais hashtags seus fãs já usam e seguem;
Misture bem hashtags conhecidas e de nicho para ampliar sua descoberta;
Use hashtags específicas para que seus fãs possam procurar facilmente por seu conteúdo. Você pode até criar seu próprio!
Mantenha o número de hashtags entre 3 e 5.
Você leu aí, 3 e 5 hashtags no mínimo (embora o limite por post seja de 30). Muita gente até achou pouco, mas se é isso que o Instagram recomenda…
…Agora vamos para as práticas não recomendadas. Ou seja, o que você não pode fazer ou o que lhe é sugerido não fazer, a seguir:
Não use hashtags que não tenham nada a ver com o seu conteúdo (por exemplo, #explorepage);
Não use hashtags excessivamente genéricas – isso vai tornar mais difícil para as pessoas para descobrir o seu conteúdo devido ao volume de outras pessoas usando as hashtags;
Não use muitas hashtags – adicionar 10-20 hashtags não vai ajudar você a obter distribuição adicional.
Coisas a ter em mente, segundo o Instagram
O próprio conteúdo e a forma como as pessoas interagem com ele podem afetar a distribuição mais do que a hashtag.
Ou seja, a dica é criar conteúdos que agreguem e que engajem. Porque não é uma hashtag que vai dar esse impulso para você, e sim o quanto as pessoas se interessam pelo seu conteúdo.
Pense em uma hashtag como uma ferramenta que fornece contexto sobre sua postagem e suporta a entrega de conteúdo para as pessoas que estão interessadas em um determinado tópico.
Importante que as hashtags forneçam informações que levem até o seu conteúdo e, principalmente, tenham a ver com o seu conteúdo. Se você fala de roupas, use hashtags de moda específicas do nicho para o qual você trabalha. Se você fala de salada, use hashtags de alimentação específicas, e por aí vai.