O blog e todas as minhas redes sociais tem a cor azul predominante. Mas o meu ambiente de trabalho é amarelo. Ou quase. Minha vida e meu ambiente são, literalmente falando, esse elo tão bem definido por Paulo Leminski.
amar é um elo
entre o azul
e o amareloPaulo Leminski
E isso se explica por causa do meu ambiente de trabalho. Como posso criar um ambiente virtual azul num ambiente real cheio de amarelos por todos os cantos?
Algumas coisas que eu coloquei aqui no meu canto de trabalho são predominantemente amarelas ultimamente, desde um mousepad que não serviu e virou tapete de mesa, até as caixas das miniaturas – algumas estavam horríveis – que receberam um encapamento de cartolina amarela.
Amarelo por todos os cantos…
Tudo começou com o pano que uso para cobrir o computador quando eu desligo. Era um paninho branco e quis trocar por um outro, novo, porque aquele pano branco estava desgastado e eu queria usar para limpar os objetos do ambiente de trabalho. Aí eu comprei um pano de cor amarela porque achei aquela cor amarela fascinante.
Ok, aí eu quis trocar o mousepad e não consegui. Aliás, troquei e não troquei. Ele tá guardado aqui, mesmo não sendo da cor amarela e sim um dragão estampado. Percebi que meu mouse não se dava com o mousepad novo. Aí eu comprei meio metro de EVA mais meio metro de plástico de encapar – aqui onde moro chamam de papel contato mesmo não sendo papel – e voilá: mais uns trecos amarelos na mesa.
Dividi em dois pedaços e em um deles uso de “tapete” do celular.
Eu estava orgulhoso de mostrar aquele gadget caseiro que montei usando materiais os quais gastei R$ 4,75. Deu certo não sei como, mas minutos depois, nada. O meu mouse é exigente demais. Acabei guardando o mousepad que eu comprei porque achei que o problema é o mouse.
Então, eu tô usando o mouse que não se dá com os mousepads e bem, aquele meu antigo mousepad da Olimpíada do Conhecimento de 2014 que meu irmão trouxe continua aqui. O único que se dá com esse mouse.
…E por todos os cantos, mais amarelo
Hoje decidi arrumar o quarto – sim, eu trabalho no meu quarto, o blog nasceu aqui e eu gosto muito daqui. E é nele que meu canto de trabalho fica. Lembra das caixas das miniaturas? Então, eu as tirei do canto onde estavam e algumas estavam com as laterais bastante borradas, comprometidas com o reboco da parede. E elas foram forradas de novo!
E com que papel?
Usei quatro cartolinas amarelas – na verdade comprei cinco, mas uma está aqui, guardada (aparece até no vídeo acima), porque sobrou da reforma dessas caixas. Quem sabe não faça mais algo amarelo?
Aliás, é um tom de amarelo uma das duas cores da Pantone. Realmente, 2021 é um ano inspirado.
Por enquanto, não pretendo mudar uma identidade já consolidada, porque uma coisa é o azul que te identifica no blog, outra coisa é o amarelo que identifica meu ambiente. Porque aqui eu posso ser vários. Trabalhar para vários clientes sendo publicitário. E poder me sentir melhor num ambiente de trabalho que estou estruturando gradualmente graças ao resultado desse trabalho.
Porque isso também representa amar o que se faz. E amar, como dizia Leminski, é um elo. Entre o azul e o amarelo.