#96folhas- Eclipse solar

Não perca a oportunidade de presenciar um eclipse solar. Antes dele acontecer, saiba como é que é um.
, , , , ,

Na reta final do terceiro caderno de #96folhas, o grande fato histórico do dia ousou cair em um sábado. Trata-se do eclipse solar que pode ser visto de todo o Brasil. Na maioria dos estados ele será visto de forma parcial, mas aqui em João Pessoa, onde este editor nasceu e mora, pode ser visto de forma anular, exatamente como representado no desenho de hoje.

A representação do eclipse solar foi feita com giz de cera, e esse desenho, inclusive, gastou praticamente todo o giz de cor preta. Como é um fenômeno previsto há tempos e já se sabia que seria em um sábado, esse desenho foi feito um mês antes justamente na folha de número 089, cuja publicação é justamente hoje.

Você deve ter aprendido na escola que um eclipse solar se forma quando a Lua se projeta na frente do Sol, e no momento que ele acontecer (o que aqui vai se dar próximo das 16:45) a tarde estará escura como a noite. É importante não olhar diretamente para o Sol enquanto o eclipse acontece, ou seja, enquanto a Lua vai encobrindo o Sol.

Talvez você encontre pessoas que não sabem disso e vão se assustar, criando mil teorias sobre algo que a gente já sabe que acontece faz milênios. Mas não se assuste. Fenômenos assim acontecem todos os anos, como se fossem ciclos. Mas só se repetem nos mesmos lugares a cada 300, 400 anos.

E que vale contar para as próximas gerações.

Um eclipse solar anular acontece quando a Lua se projeta na frente do Sol, que se resume a um círculo iluminado. É anular quando esse círculo é maior, mas pode ser total e encobrir quase que praticamente o Sol.

O vídeo de apresentação deste desenho está no TikTok, no Kwai e no canal deste editor no YouTube. Amanhã também estará no Instagram, onde já está a foto, e nas demais redes sociais.

Amanhã tem o sexto desenho da rodada da série da #FolhaVermelha. E na semana que vem tem mais #96folhas, contando as folhas para a conclusão do terceiro caderno. Agora faltam sete!

Lembrando que o último desenho do terceiro caderno de #96folhas vai ao ar no dia 2 de dezembro. No dia 9 de dezembro, já tem a estreia do caderno novo, a definir entre quatro cadernos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.