Image

Mídia e conscientização

Como a mídia pode ser usada para criar uma maior conscientização sobre problemas locais e promover a mudança positiva em sua comunidade?
, ,

Como a mídia pode ser usada para criar uma maior conscientização sobre problemas locais e promover a mudança positiva em sua comunidade?

Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim

Durante toda a semana, falei um pouco sobre essa questão de relacionamento da mídia com a comunidade, onde por mais que a comunidade acredite que a mídia pode estar do seu lado, na realidade ela quer impor a sua visão. A visão de quem não enxerga as potencialidades que existem em uma comunidade.

A mídia pode ser usada para justamente isso, dar visibilidade a vozes e potencialidades que existem nas comunidades, muitas vezes estigmatizadas pela violência que acontece nelas como acontece em qualquer lugar, mas tratada de maneira muitas vezes sensacionalista por parte de algumas mídias.

A mídia deve se ater aos fatos, que devem provocar reflexões. Não se pode buscar fórmulas mágicas, afinal, não existe fórmula mágica na convivência em comunidade. Como já disse em outros posts, muita gente acredita que os profissionais de mídia possam ter essa fórmula e muitos desses profissionais, acreditando nisso, se tornam políticos. Acostumados com os holofotes, não se acostumam a serem vidraças.

Erros existem em qualquer mídia, quantos erros eu não já cometi, fazendo, refazendo, desfazendo um monte de coisas que eu acreditava ora estarem certas, ora estarem erradas? O que não se pode é abusar do direito de errar, e muitas vezes errar conscientemente acreditando que está se fazendo a coisa certa.

O importante é que a mídia, representada pelos seus veículos, e principalmente, pelos seus profissionais, comece a se enxergar e enxergar as suas potencialidades e assim ela possa enxergar as potencialidades das comunidades para que a mídia possa ser um vetor de uma verdadeira mudança positiva.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.