WhatsApp lança verificação de código para WhatsApp Web

O WhatsApp disponibilizou o Code Verify, que permite ao usuário verificar se uma conexão do WhatsApp Web é autêntica, ou seja, se não houve hackeamento do recurso. A Meta – dona do WhatsApp assim como é dona do Facebook e do Instagram – desenvolveu essa ferramenta de verificação de código em parceria com o Cloudflare, e é de código aberto como um modo de transparência.

Um navegador é um ambiente que possui menos controle do que num aplicativo, e é aí que entra o Code Verify, que é uma extensão que você pode instalar no Chrome, Edge e Firefox. Ele é executado automaticamente quando você acessa web.whatsapp.com. Ela garante que a versão do WhatsApp Web que está no seu navegador é a mesma que todo mundo acessa, ou seja, não foi adulterada.

O WhatsApp lembra que essa extensão não tem acesso as mensagens, que possuem criptografia de ponta a ponta (sei, você já sabe disso) e nem tem acesso a versão instalada (a de computador, que você já baixou do próprio diretório do WhatsApp e isso já é suficiente para você estar em um ambiente seguro.

Como é que esse negócio funciona?

A extensão funciona dessa maneira, de acordo com esse esquema do Cloudflare. Parece uma coisa complicada? Parece, mas no fim, é um esquema de segurança de nível.

Como o Code Verify funciona.

O Code Verify trabalha com três níveis de alerta, de acordo com o blog de engenharia da Meta (ia falar Facebook, sério):

  • Code Verify será executado imediatamente e se o código web do WhatsApp for totalmente validado, o ícone Code Verify no navegador aparecerá verde.
  • Se o ícone Code Verify aparecer em laranja, isso significa que você precisa atualizar sua página ou outra extensão do navegador está interferindo no Code Verify. Neste caso, o Code Verify recomendará que você pause suas outras extensões do navegador.
  • Se o ícone Code Verify aparecer vermelho, ele indicará que há um possível problema de segurança com o código web do WhatsApp que você está sendo atendido.
Esquema de alertas do Code Verify.

E adivinha para onde vamos?

Entendeu como é que é o esquema? Confira um resumo de tudo isso no recurso preferido da galera. Certamente você chegou aqui através dela. Mas se você chegou ao post e não consegue ver a web story, clique aqui.

Fique tranquilo, a extensão de verificação de código do WhatsApp Web é segura e confiável. Pode baixar e confirmar a sua segurança tranquilamente. E seguir batendo papo no computador. Qualquer dúvida, tô nas redes sociais, em especial no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos