Velocidade é tudo num mundo com pressa

Estamos sempre com pressa, por mais que o momento de agora seja de desacelerar. Mas ainda assim… Queremos tudo para agora! Por isso a necessidade de velocidade, e é isso que estou experimentando com alguns novos implementos mínimos para quem vê, mas que fazem toda a diferença para quem consome conteúdo.

De umas semanas para cá você pode experimentar essa sensação entrando no blog ou em qualquer site da network 612, que ficaram mais acelerados por conta da troca da ferramenta de cache. As mesmas semanas de quarentena é as que eu tiro para o meu passatempo preferido: cuidar dos sites e aprender coisas novas.

Eu falei em cache, mas acabei esquecendo de explicar: mas o que é cache? É uma espécie de “cópia” do site que fica armazenada ou nos servidores, ou no seu computador. Ele vai servir para acelerar a resposta da sua requisição; se ela é acessar um site, ele estará mais rápido, porque as cópias dele estão de prontidão.

Até então, eu usava um plugin chamado WP Super Cache, esse mais para iniciantes. Mas como já não sou mais um iniciante (esse blog está há seis anos no WordPress), então resolvi trocar ele pelo W3 Power Cache, baseado em boas referências que tive sobre ele nas minhas pesquisas sobre o assunto. Já testei outras soluções, mas o W3 me atendeu melhor nas minhas necessidades de entrega.

O ideal possível de velocidade

Além disso, atualizei algumas pequenas coisas para garantir a velocidade dos sites. Entendo que ainda não tá o ideal, mas tô buscando chegar o mais próximo do que se entende de ideal possível.

Ainda tô avaliando novas possibilidades e outros truques para que as páginas fiquem mais rápidas. Você pode ter a internet mais lenta do mundo, mas ainda assim queria garantir que a entrega seja ágil e rápida. Eu quebro a cabeça muitas vezes, mas estudo para poder oferecer isso.

Entendo que velocidade é tudo num mundo com pressa. Por isso procuro sempre atender da melhor forma possível e nos mínimos detalhes.


P.S.: Antes de mais nada, a arte de cima não tá errada. O domínio josivandroavelar.com também aponta para cá – agora é meu!!! Você pode acessar o blog pelos dois domínios agora, por isso as artes podem vir assinadas tanto com um domínio como pelo outro.

Compartilhe este post