É assim que se pode classificar a linha 208-Cristo/Vale das Palmeiras. Eu já fiz vários alertas neste blog falando que se nada fosse feito com aquela linha após a inauguração do condomínio da Prefeitura, problemas iriam acontecer.
Pois bem, o condomínio, com 856 apartamentos, foi inaugurado na semana passada pela Prefeitura de João Pessoa. E conforme vai sendo ocupado, a demanda vai aumentando, e aumentando, e aumentando… E sabe o que a Semob fez? Nada!!! A frota da linha 208 continua rodando com 3 carros e nenhum reforço. Coisa aliás que nunca mudou nos 20 anos que a linha existe.
Aliás, lembram da última linha do post do cartão de visita do 208, publicado em novembro do ano passado?
Com a construção de um novo residencial pela Prefeitura de João Pessoa, a linha pode passar por modificações estruturais, dado o aumento de demanda que ele irá gerar.
<
p align=”justify”>E faz quase um ano que escrevi isso. E o condomínio foi construído há dois. Era tempo suficiente para a Semob estudar soluções para absorver a demanda. O tempo passou e a única coisa que aumenta na linha é itinerário. O 208 passa no Boa Esperança, passa no Bela Vista, passa na Bartira, mas o número de ônibus da linha nunca muda. O tempo passa, a cidade cresce, e a linha ainda roda com três carros.
<
p align=”justify”>E as mesmas trinta e seis viagens de segunda a sexta, o que é muito pouco para a comunidade. E para piorar as coisas, a última viagem diária da linha sai do terminal às 21:40. Quem estudar de noite e perder o carro, tem que se virar.
<
p align=”justify”>O que a Semob tem a dizer
<
p align=”justify”>O portal Ônibus da Paraíba procurou a Semob para saber sobre a situação do 208, pois não precisamos nem falar que a solução a qual eles estão estudando (veja bem, estudando) é a mais, digamos, óbvia e insatisfatória possível, pois prevê o aumento na linha de um carro. Vejam bem, um carro.
Em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, o órgão afirmou que já está realizando estudos para a ampliação do quadro de horários e a inclusão de mais um veículo na linha 208.
Resposta da Semob ao blog Ônibus da Paraíba.
<
p align=”justify”>E você se perguntando: numa comunidade onde só passam três carros, onde é que só um vai resolver a questão de demanda do 208?
<
p align=”justify”>Pois bem, se você acha inacreditável 3 carros efetuarem 36 viagens em dois conjuntos habitacionais, imagine então 25 no domingo. Se sair para a rotina diária deve ser complicado para quem mora lá, imagine então passear.
<
p align=”justify”>Pois bem, esperamos uma resposta e uma ação efetiva que possa minimizar os problemas da linha, que deveria acompanhar o crescimento da demanda, e não foi isso que aconteceu. Nem hoje e nem ontem. Mas quem sabe essa história de estagnação do 208 vai mudar.
<
p align=”justify”>São novos habitantes no bairro que chegaram agora. Seria demais ter que já começar tendo como cartão de visitas no Cristo Redentor a demora para se esperar um ônibus. Ainda mais quando se depende somente do 208.
E como nada é tão ruim que não possa piorar, o quadro de horários da linha 202-Geisel foi reduzido aos domingos. Só saem três carros nesse dia efetuando 42 viagens. Estão achando que os moradores do bairro ficam em casa isolados nas suas residências no final de semana.