Três linhas reativadas em entrelinhas

O “Vamos conversar sobre transporte” desta semana não poderia falar de outra coisa senão do pacote de domingo da Semob-JP, que incluiu acréscimo de viagens em umas linhas nos dias úteis, em outras nos fins de semana, em algumas de noite, e a reinclusão de quatro linhas no sistema. Aqui vamos tratar do assunto em entrelinhas e entender melhor cada uma delas.

As linhas reativadas foram 402-Torre, 702-Alto do Mateus e 5605-Mangabeira / Manaíra Shopping. Para quem está perguntando da quarta, a 527-Castelo Branco (já foi 517, mas esse código passou para Mangabeira), ela só será ativa mais para frente, porque ainda não há demanda suficiente para o retorno das aulas presenciais da UFPB, que ainda segue formato híbrido. Mas que vai ser ativa, vai.

402-Torre: voltou de empresa nova

A linha 402-Torre estava suspensa faz quase dois anos, e retornou com dois ônibus. Só que de outras empresas.

Até 2020, a linha era operada pela Reunidas, que a fez por 25 anos. Voltou operada pela São Sebastião e pela Nossa Senhora Aparecida, ambas empresas surgidas da divisão da Marcos da Silva, que já operam a outra linha do corredor da Beira Rio, a 401-Altiplano. É isso mesmo que você leu: a linha saiu da Reunidas para outras empresas do sistema a operarem.

O itinerário é praticamente o mesmo de antes, só que com um ajuste: a linha não passa na Av. Expedicionários – e nem precisa explicar por que, é só andar na rua para entender que não é bom arriscar colocar um veículo pesado ali; mal se fecha uma cratera, se abre outra.

702-Alto do Mateus: só para entender…

A diferença dessa linha para a 701 é que a 701 atende a parte oeste do Alto do Mateus. O 108, que passa em Cruz das Armas, também. Com isso, o lado leste do bairro teria que caminhar para o lado oeste para poder pegar o ônibus. Daí a solução do 702, que atende a esse lado por uma única via – a Noel Rosa.

Tal como o 108, o tracking da linha 702 é de somente um carro e alguns horários de manhã e tarde. No resto do dia, o 701 dá conta sozinho.

Só a título de curiosidade, a parte norte do Alto do Mateus tem referências musicais nos nomes das suas ruas. Lá vai algumas delas: Noel Rosa, Ari Barroso, Ataulfo Alves, Dolores Duran, Carlos Alexandre, Antônio Marcos, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Raul Seixas, Luiz Gonzaga, Lamartine Babo, Assis Valente, Francisco Alves, Vicente Celestino, Carmem Miranda, esqueci mais alguém?

5605-Mangabeira / Manaíra Shopping: muitas cobranças depois…

Essa era uma das linhas mais cobradas pelos passageiros; a 5605-Mangabeira (por Dentro) / Manaíra Shopping voltou com o mesmo itinerário e com três carros. Desse modo, o atendimento dessa parte de Mangabeira está praticamente restaurado, até lembrando que algumas linhas extintas (e algumas eram gambiarras) foram substituídas.

Não tá faltando alguém?

Uma linha que foi divulgada no pacote foi o 527-Castelo Branco / Epitácio, que na realidade é o antigo 517, mas com outro número já que este último agora identifica uma linha de Mangabeira. A linha só retorna se a demanda da UFPB for satisfatória, já que as aulas seguem no formato híbrido e o formato presencial ainda não retornou, podemos dizer assim, plenamente. Do contrário, seria uma linha “bate pneu”, tanto que a antiga versão da linha só funcionava quando a universidade funcionava – e não rodava nos domingos.

No mais…

Aquele recado básico: linha direta é aquela que te leva de um ponto a outro sem arrudeios, e não aquela que você fica horas dentro do ônibus achando que não vai precisar uma hora trocar. O resto é gambiarra. E também não se apeguem a códigos nem a formatos – vê aí a Torre, só fez mudar de empresa, mas é a mesma linha da época da Reunidas.

No aguardo de outras surpresas. Talvez seja disso que estávamos precisando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos