Image

#spammersgoaway: o spammer do elogio

O spammer do elogio não veio para o seu site falar que ele é muito bom. Veio para fazer propaganda subliminar de graça nele. #spammersgoaway

Você já sabe que o #site612 é um site muito bom, com conteúdo dinâmico, ótimo, e seu editor está de parabéns. É ótimo ver o seu trabalho elogiado, não é? Mas quando a esmola é demais, o santo desconfia, principalmente quando o spammer do elogio faz isso quase 40 vezes num único post de um assunto que praticamente ficou no passado: sobre a implantação de comentários do Disqus nos sites. Eu implantei – e olha a ironia – justamente para evitar isso, mas tirei porque era necessário que o site não tivesse tantos aplicativos externos para carregar mais rápido.

O foco de todos os problemas estava em um único post do site da 612 Comunicação, onde um cidadão que na realidade queria usar o espaço de links para divulgar uma empresa de massagem fazia os comentários genéricos tão e somente para deixar o link lá, mas sem dar pinta de que na verdade era publicidade de graça. Só que eu modero todos os comentários, e é claro que nenhum passou: todos eles foram para onde merecem: a pasta de spam.

O site da 612 Comunicação, até por ter a função de ser o site da personalidade jurídica deste blog, mal tem 50 visualizações por dia, visto que é um site institucional, e diferente do blog, não veicula publicidade. Afinal você já viu um site institucional veicular publicidade? Isso é para sites de informação, como esse, como o Ônibus & Transporte, mas isso não quer dizer que aqui ou lá sejam uma terra sem lei. Aqui também tem regras. E rígidas.

Ele não viu o site todo para saber se é tudo isso, mas foca sempre no mesmo post. Comportamento de spammer.
Ele não viu o site todo para saber se é tudo isso, mas foca sempre no mesmo post. Comportamento de spammer.

E as regras são claras

Como você já deve saber se você lê a política de privacidade do blog, os comentários passam por um sistema de antispam, o Akismet, um sistema de monitoramento de spam da Auttomatic, a empresa que gerencia o WordPress. Aliás, este site e o blog possuem uma política de comentários, onde também está claro que spam não é permitido. Essa política é praticamente padrão em todos os sites que gerencio. E nela está bem claro que:

Não serão aceitos no blog:

  1. Envio de comentários em caixa alta;
  2. Envio de spam e comentários de caráter publicitário (links de afiliados);
  3. Comentários anônimos ou de perfis e e-mails falsos;
  4. Comentários que fujam do assunto tratado no post;
  5. Comentários com links devem se relacionar com o assunto. Não será permitido o envio de links não relacionados com o assunto do post;
  6. Comentários mal-educados, agressivos, ofensivos, sexistas, xenófobos, preconceituosos e racistas;
  7. Publicar informações sobre atividades ilegais e incitação a crimes, bem como material ilegal;
  8. Reprodução na íntegra de material publicado em outros blogs.

Os termos descumpridos foram o 2 (envio de spam e comentários de caráter publicitário), 4 (fuga do assunto), 5 (envio de links não relacionados ao assunto). Se isso fosse caso para enviar boletos (ou PIX) de multa e dizer “paga 100 reais para cada regra que você descumpriu aí, multiplicado por todos os comentários em spam“, eu estava rico.

O comportamento do spammer do elogio no #site612 parou porque o post foco desses comentários foi para o rascunho, tirei do ar temporariamente. Ele só foca em um determinado post, nunca no site todo. Vários spammers focam num post em específico, o que convenhamos, é mole para o Akismet pegar. Alguns eu nem noto, só faço limpar a caixa de spam.

Comportamento automatizado de vários usuários, para várias situações

Evidentemente não é um comportamento só desse usuário. Vários outros, de vários segmentos, usam de spam em comentários de sites. Isso não ajuda em nada na divulgação de um produto o qual você não diz o que é. Aliás, é uma bela desculpa para usar o espaço de comentários para fazer propaganda de graça.

Não é para menos que grandes sites restringem as suas caixas de comentários. Alguns sites exigem criação de conta para comentar. Outros, as redes sociais.

Se você quer fazer propaganda, estude os melhores meios, Google ou Facebook Ads para alcances maiores, redes sociais para divulgação, mas sem enviar spam. Em tempos de redes sociais, meios melhores dão mais resultados. Não seja apenas um spammer do elogio.

E quanto aos spammers do elogio, que ótimo que você gostou! Mas vocês devem dizer isso para todo mundo sem nem conhecerem um site nem ler ele todo. Só me resta dizer #spammersgoaway.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  2. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  3. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana
  4. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  5. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  6. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.