Image

Siga o fio do rio

O outro post deu origem a este aqui sobre o Rio Jaguaribe e suas duas "fozes", ou desembocaduras, como queiram. Siga o fio do rio.

Essa parte bem peculiar da cidade de João Pessoa eu só notei – ou melhor, só me lembrei – quando fui resumir no Twitter o post anterior. É o fato do Rio Jaguaribe ter duas “fozes” – ou seja, ele tem dois pontos por onde ele deságua.

Por causa de um certo desvio – e nem precisamos explicar como esse desvio surgiu – que o Rio Jaguaribe faz justamente no Manaíra Shopping, ele é “cortado” literalmente na altura do estabelecimento. Segue o fio:

A foz natural seria – onde aliás a princípio segue sendo, e não sabemos como ainda está de pé por um milagre da natureza – no Oceano Atlântico. Essa foz é mais um limite entre João Pessoa e Cabedelo, pois é onde termina o Bessa e começa Intermares.

Aqui a imagem que eu preparei para o Twitter, para ilustrar melhor o que eu quero dizer. O rio depois do Retão de Manaíra parece um canal. O Bessa até tem os seus canais que desaguam ali, mas digo logo, é o rio.

Imagem de satélite mostrando uma panorâmica de João Pessoa e Cabedelo. Quadrado amarelo escrito "Foz do Rio Jaguaribe" em preto exibe em duas setas em sentidos opostos onde ficam as desembocaduras do rio. Fim da descrição.

A própria nascente do rio, para quem não sabe, é desfigurada; em tese fica no bairro Ernani Sátiro, mas foi aterrada e no fim o Rio Jaguaribe nasce no Cristo Redentor, literalmente em cima da BR-230. E nem precisamos falar sobre a poluição que corre no curso do rio.

E grande parte de tudo isso foi feito por nós, humanos, e nossa vontade desordenada de crescer. No que isso deu, deu em muita coisa. Até em momentos como esse que nós vivemos nesse momento.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo