QUEM NÃO SE MEXE, ARRUDEIA

A partir desta semana, as linhas 1500, 5100 e 3200 farão suas últimas viagens a partir das 22 horas passando em frente do Mangabeira Shopping. Antes disso, a Semob modificou a parada das linhas 302, 5209, 5307 e 5603, que antes ficava na lateral, para a frente do estabelecimento. Apesar de tudo isso, o esquema continua insuficiente para atender a demanda crescente do Mangabeira Shopping. A Semob conseguiu criar mais problemas do que realmente apresentar soluções, e quem sofre é todo mundo, até mesmo os moradores do bairro que dá nome ao Shopping.

A Semob começou errando na distribuição da nota que informa a mudança da parada na lateral, dando conta de que cinco linhas teriam seu trajeto modificado: 302, 5209, 5307, 5603 e 3207. Mas esta última, a Penha/Pedro II-Rangel, não passa no itinerário das outras quatro; ao sair da Hilton Souto Maior sentido Penha, vai até Mangabeira VII e Josefa Taveira, e de lá passa nos Bancários. Falando nas linhas da Penha, esta e a 2307 continuam com o mesmo número de carros, dois cada um, e intervalos surreais de até uma hora nos finais de semana. É do Rangel e vai pro Shopping? Arrudeie, pois se depender da Semob, você vai ter que esperar uma hora na parada para o 3207 chegar.

E o que dizer do 203, cujas paradas próximas ao Mangabeira Shopping ficam a pouco menos de 500 metros de distância? Pouco né? A noite você não vai se sentir seguro ali. E olha que já mexeram naquela linha para simplesmente atender muito mal tanto o Rangel, quanto a Mangabeira por Dentro. Aliás, só atende a metade de Mangabeira por Dentro. Da Elias Pereira de Araújo para cima, o passageiro que precisa ir ao shopping do próprio bairro tem que fazer o quê? Arrudear.

Vamos continuar no Rangel. 2509 e 5209 ao entrarem e saírem do Rangel, respectivamente, saíram e entrarão na Josefa Taveira, respectivamente. Isso quer dizer que essas linhas não fazem ligação direta para o estabelecimento a partir do corredor 2 de Fevereiro, uma vez que os ônibus das duas linhas que passam em frente vieram ou seguirão para a Epitácio Pessoa, respectivamente. Mais um pouco de arrudeio que é isso que acham que você merece.

Vamos sair do Rangel e ir pro Valentina? A solução paliativa que deram a você que mora no Valentina foi desviar a rota das linhas 1500, 5100 e 3200 para o Shopping após as 22 horas. Tá sentindo falta de alguém aí? Sim, do 2300 da São Jorge – as outras três circulares são da Transnacional. Deixaram de fora justamente uma linha que vai pro Valentina. Isso quer dizer que vai ter mais carro saindo do Valentina do que indo para lá após as 22 horas. E das três, somente a linha 3200 vai para a Integração do Varadouro – nem para aliviar a 302 vai servir.

E quer mais? A linha 1500, ao contrário da 2300, não passa na Integração do Valentina. Isso significa que os moradores dos loteamentos próximos ficam impossibilitados de fazer integração física com as linhas I008 e I009, que fazem ponto final na Integração do Valentina e direcionam os passageiros para os loteamentos (Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Sonho Meu, Paratibe, Nova Mangabeira e por aí vai). Como após as 22 horas parte da frota já recolheu, isso significa que quem mora no Valentina vai continuar a ter mais paciência para esperar o ônibus, pois só terá uma única linha indo contra duas vindo, fora que não vai ter a 2300, que dá o direito do passageiro integrar-se com as alimentadoras dos loteamentos do Valentina. É outro arrudeio né? Você merece, eles acham.

E a administração do Mangabeira Shopping quer ainda que as linhas 1500 e 5100 façam todas as viagens passando em frente do estabelecimento. Deixaram 2300 e 3200 de fora. Imagine a sobrecarga que será gerada nessas linhas. Imagine ainda a sobrecarga dos motoristas do 1500 e 5100, que já fazem um percurso extenso, de quase duas horas. O arrudeio é de todo mundo, pois mais gente será obrigada a passar mais tempo dentro do ônibus para poder chegar ao seu destino.

E ainda tem a promessa de mudança de terminal das linhas 3510 e 5310, que já são alvos de reclamações constantes por parte dos usuários dos Bancários e Cidade Universitária por conta do tempo de demora dos mesmos. Para que essa mudança, que a Semob não confirma ainda, seja concreta, a Avenida Santa Bárbara precisaria virar mão dupla, bem como as linhas terão um acréscimo de 400 metros nos seus itinerários – o ponto final das linhas atualmente fica nessa rua, ao lado do CAPS Cidade Universitária.

E não vai parar por aí. Aguardemos os próximos capítulos, e se sentirem-se prejudicados ou gostariam de sugerir alguma coisa que eu possa comentar com vocês, não tenham problemas em compartilhar os seus relatos a respeito das mudanças aqui no portal ou no Blog Josivandro Avelar, se acharam as mudanças boas ou ruins, ou se continuam arrudeando.

Compartilhe este post