Que recursos foram adicionados na integração Instagram e Messenger?

Anteriormente escrevi sobre o que era a integração Instagram e Messenger. Para que a matéria não fique extensa, tô escrevendo aqui para dizer quais os recursos que foram adicionados ao Direct do Instagram, afinal talvez você esteja procurando por esses recursos e ainda não deva saber quais são. Este post é para você.

Muita gente evidentemente está receosa – e eu entendo esses receios – por motivos de acreditar que isso seria um modo de empurrar o Messenger, porque pouca gente usa. E te digo: não é, e já tinha explicado isso no post onde eu comentei sobre essa integração. Não é um bicho de sete cabeças como parece à primeira vista.

Então, o que na verdade essa integração permite é que os usuários do Instagram possam entrar em contato com pessoas que não estão na rede social através do Messenger, e vice-versa, além de adicionar novos recursos nas mensagens. Recursos esses que estão listados abaixo, e alguns podem agradar aquelas pessoas que gostam de personalizar o bate-papo.

Quais são os recursos adicionados?

Todas as informações captei aqui, no blog do Messenger do Facebook, pois quando foram dadas as notícias da integração dos aplicativos, foi dito sobre a adição de pelo menos dez recursos, mas não foram dados maiores detalhes, os quais eu achei neste post.

Telas que mostram uma conversa no Instagram e no Messenger, empregando os mesmos recursos por meio da integração dos aplicativos. Fim da descrição.

Então, estes são os recursos adicionados. Depois disso, quero ver se você vai reconsiderar:

  • Comunique-se entre aplicativos: conecte-se perfeitamente com amigos e familiares no Instagram e no Messenger usando qualquer um dos aplicativos para enviar mensagens e participar de chamadas de vídeo. 
  • Assistir juntos: Desfrute assistindo a vídeos no Facebook Watch, IGTV, Reels (em breve!), programas de TV, filmes e muito mais com amigos e familiares durante uma chamada de vídeo.
  • Modo de desaparecimento: Escolha um modo onde as mensagens vistas desaparecem depois de serem vistas ou quando você fecha o chat. 
  • Adesivos de selfie: Crie uma série de adesivos de bumerangue com sua selfie para usar em uma conversa.
  • Cores do bate-papo: personalize seus bate-papos com gradientes de cores divertidos. 
  • Reações de Emoji Personalizadas: Crie um atalho de seus emojis favoritos para reagir rapidamente às mensagens de amigos.
  • Encaminhamento: compartilhe facilmente grande conteúdo com até cinco amigos ou grupos. 
  • Respostas: responda diretamente a uma mensagem específica em seu bate-papo e mantenha a conversa fluindo.
  • Efeitos de mensagem animados: Adicione um toque visual à sua mensagem com efeitos de envio animados.
  • Controles de mensagens: decida quem pode enviar mensagens diretamente para você e quem não pode enviar mensagens.
  • Relatórios aprimorados e atualizações de bloqueio: agora você pode relatar conversas completas, além de mensagens únicas no Instagram, e receber sugestões proativas de bloqueio no Instagram e no Messenger ao adicionar suas contas na nova Central de Contas.

Altas possibilidades

Sim, essa integração adiciona todos esses recursos de uma tacada só, que não estavam presentes no Direct comum. E é isso mesmo; um deles é a possibilidade de, por exemplo, mudar as cores do bate-papo individualmente, coisa que nem no WhatsApp, por exemplo, você vê.

E mais para frente, o Instagram adicionará um modo temporário de mensagens – tal como existe no Telegram, e no WhatsApp existe no formato das mensagens autodestrutivas em sete dias (este recurso está para ser aprimorado).

Telas que exibem recursos do Messenger no Instagram. Fim da descrição.

E quanto a privacidade?

Diante de algo que parece assustador para quem ainda não entendeu, essa foi uma das preocupações do Instagram. Mais uma vez eu lembro porque eu tenho que lembrar: não há mescla de caixas de entrada; cada papo é um papo, e nada é misturado. É cada papo na sua área, separado embora pareça junto.

Dá para resolver isso nas configurações de mensagem, conforme o esquema abaixo mostra. Você vai em Privacidade > Mensagens e configura a privacidade delas; se você quer que as pessoas do Facebook se conectem com você ou não, por exemplo, se você quer receber solicitações de mensagem, e por aí vai. Enfim, nada de muito diferente.

Telas que mostram as configurações de privacidade de mensagens do Instagram. Fim da descrição.

Confira na web story abaixo o que é essa integração, que adiciona tudo isso que você viu aí no seu Direct.

E se você ainda tem alguma dúvida, é só mandar uma mensagem para o Instagram deste editor. Afinal, ele também usa este recurso, que lembrando, não dá para voltar atrás nele. E aí, será que esses recursos te empolgaram ou você ainda quer mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como aceitar o convite de posts colaborativos no Instagram Como publicar posts colaborativos no Instagram Posts no Instagram no computador para todos A nova home do Blog Josivandro Avelar Novidade no Close Friends do Instagram